As principais tendências de 2021 para o e-commerce

Redação Goo :)

Redação Goo :)

Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

Marcado por uma pandemia global que provocou o fechamento; temporário ou definitivo, de milhões de comércios físicos pelo país, o ano de 2020 deixou um legado de alento para a economia brasileira: a inclusão de aproximadamente 7 milhões de novos compradores no universo das vendas online.

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie apontou um faturamento de R$ 41,92 bilhões até o mês de agosto, registrando um crescimento de 56,8% em relação ao mesmo período de 2019, fazendo de 2020 o melhor ano para o comércio eletrônico brasileiro.

As expectativas para 2021 são ainda melhores quando se trata de e-commerce: com as experiências positivas dos novos milhões de consumidores e com as consequências de uma pandemia que, infelizmente, ainda perdura, uma pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen projeta um crescimento de 26% no segmento.

Se a sua loja virtual ainda não está preparada para suportar esse aumento de demanda, é hora de revisar o seu planejamento e refazer a sua estratégia de vendas, afinal, 2021 promete ser um ano inesquecível para donos de e-commerce.

Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com as principais tendências do e-commerce em 2021. Acompanhe:

Voice Commerce (Compras por comando de voz)

Assistentes virtuais como a popular Alexa, capaz de ajudar o seu dono a realizar compras na gigante Amazon, são cada vez mais comuns entre consumidores que buscam mais rapidez, comodidade e praticidade. Esse tipo de dispositivo funciona com reconhecimento de voz, tornando tarefas do dia a dia muito mais fáceis e divertidas.

Uma grande porcentagem dos consumidores virtuais estadunidenses já se utilizam do recurso para a realização pesquisas e compras, uma tendência que parece estar chegando também ao Brasil. Basta usar o comando de voz para ordenar ao seu echo dot que procure um determinado produto e ele o fará em apenas alguns segundos. Simples, não?

Clubes de Compra

Não é nenhuma novidade que o consumidor gosta de se sentir especial e possuir produtos personalizados que ofereçam exclusividade. Uma máxima importante do marketing é fazer o seu público acreditar que você vende sentimentos e emoções, não apenas mercadorias.

A segunda tendência para o e-commerce 2021 é um excelente meio de manter os seus clientes engajados com a sua marca: a criação de um clube de compra. O segmento contou com um crescimento de 12% de faturamento durante o ano de 2020 em relação à 2019, tendo destaque nos setores de livros, bebidas e alimentos.

Você pode oferecer descontos, brindes, produtos exclusivos, personalizados e muito mais! Use a criatividade para produzir algo atrativo que realmente tenha valor para a sua persona ideal e coloque o plano em prática.

Pagamento instantâneo

Se você está por dentro das novidades, certamente já ouvir falar no Pix, o novo programa de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Com uma incrível aceitação de mais de 72%, ele parece ter chegado para ficar.

Por sua praticidade e eficácia, muitos comércios físicos e digitais já adotaram o Pix e outros aplicativos como método de pagamento instantâneo. Se você ainda não disponibiliza essa opção para os seus clientes, é melhor começar a pensar na hipótese o quanto antes. Praticidade é muito importante para o atual estilo de consumidor.

Compras pelo WhatsApp

Ainda em janeiro de 2021, o WhatsApp alterou os seus termos de privacidade para usuários do aplicativo no Brasil, indicando que a opção de pagamento feita unicamente pela plataforma está próxima de se tornar realidade.

Tão ou mais popular quanto Instagram e Facebook, o WhatsApp promete se tornar o próximo grande canal de vendas no país. Essa é uma das principais tendências para o e-commerce em 2021, portanto, fique de olho para adaptar o seu processo de vendas o quanto antes para a chegada da novidade.

Chatbots

Se há algo que o consumidor virtual procura é, sem dúvidas, rapidez. Para que a reputação da sua loja virtual permaneça boa e para que você consiga fornecer uma boa experiência de compra para o seu cliente, é essencial que ele possua um canal onde consiga entrar em contato com a sua marca para tirar pequenas dúvidas de maneira fácil e objetiva.

Os chatbots são cada vez mais populares entre e-commerce’s do mundo todo. Além de automatizarem tarefas repetitivas, eles permitem um ganho de tempo e uma redução de time, visto que esse tipo de recurso funciona muito bem no atendimento aos clientes com questionamentos mais simples.

Essas foram algumas das tendências do e-commerce em 2021! Para continuar por dentro de tudo o que acontece no universo do marketing digital, nos siga no Instagram e no Facebook.

Goo Resultados

A Goo Resultados é especialista em marketing digital. Durante os nossos longos anos de experiência, ajudamos dezenas de empresas a alcançarem novos patamares com a ajuda da nossa consultoria, execução e expertise em estratégias digitais.

Nos siga no Facebook e Instagram para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da publicidade e do marketing digital. Entre em contato conosco para saber mais sobre o que podemos fazer pelo seu negócio!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça 5 dicas sobre como fidelizar clientes

Como a transformação digital pode beneficiar seu negócio

Entenda o que são gatilhos mentais e como utilizá-los

Carrinho abandonado: como enfrentar esse problema

Social selling: o que é e como implementar

Rebranding: o que é e quais as suas vantagens

Vamos gerar mais Resultados para a sua empresa! Entre já em contato e fale com um de nossos especialistas.

Trabalhe na Goo Resultados.

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )