Carrinho abandonado: como enfrentar esse problema

Redação Goo :)

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Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

Carrinho de compra abandonado é uma das maiores dores do dono de e-commerce. Após todo o esforço de criar conteúdos, investir em propaganda, atrair leads, se aproximar desses leads, levá-los ao seu site e finalmente conseguir que eles possuam interesse o bastante para analisar e escolher os seus produtos, tudo é jogado fora na hora ‘H’ com um carrinho abandonado.

Pesquisas apontam que este é um erro mundial e, mais do que isso, um erro muito comum! Os dados registram uma incrível marca de 80% de carrinhos abandonados, média impensável para quem possui uma loja física. O mundo digital traz diversas facilidades para você e os seus clientes, mas também traz consigo diversos desafios.

Por isso, se tranquilize: esse não é um problema pessoal com a sua loja, a não ser que a sua taxa de carrinho de compra abandonado esteja acima da média, é claro. Caso esse seja o seu problema, antes de mais nada o seu objetivo deve ser estabilizar esse número até que você ao menos se aproxime do que é considerado normal.

Se você já está dentro da média e quer saber o que fazer para impedir que todas essas compras se percam e você deixe de faturar mais com o seu e-commerce, preparamos algumas dicas que podem lhe ajudar a recuperar um pouco do que ficou para trás. Além deste artigo, você também pode conferir esse excelente vídeo que preparamos a respeito do assunto.

Descubra o que o seu cliente faz na sua loja

A tecnologia é uma grande aliada e pode ser utilizada em diversas áreas do seu negócio para simplificar, otimizar e automatizar processos que seriam um tanto quanto complicados ou até mesmo impossíveis de serem reproduzidos manualmente.

Um excelente truque para descobrir o que pode estar ocasionando carrinho de compra abandonado é realizar um traqueamento do que o seu cliente faz quando está acessando a sua loja, ou seja, monitar ações simples que podem servir de base para as suas pesquisas.

Se os seus clientes costumam abandonar o carrinho durante o processo de pagamento, o problema pode estar na competitividade dos preços oferecidos pelo seu e-commerce, por exemplo.

Pode ser que o problema esteja, ainda, na funcionalidade do seu site. Identificar um padrão é uma parte muito importante para entender onde o seu processo de vendas pode melhorar. É sempre válido se lembrar que a internet oferece uma enorme facilidade para que o seu potencial consumidor possa comparar os seus produtos com os da concorrência.

Existem diversos programas que oferecem essa funcionalidade, sendo estes muito fáceis de serem conseguidos e também de simples operação. Procure por aquele que mais atende às suas necessidades e comece a realizar esse monitoramento constantemente.

Realize pesquisas com a sua audiência

Se você possui o costume de comprar pela internet, com certeza já se deparou com formulários de pesquisa de satisfação do cliente. Eles são muito importantes para entender o que se passa na cabeça do seu consumidor, além de serem uma rica fonte de insights para melhorias aplicadas na sua loja.

Tende entender em que momento a sua loja está deixando a desejar, se há algo que você possa fazer para que isso seja mudado e, enfim, conheça os desejos e as dores da sua audiência. Neste ponto, também pode ser bastante esclarecedor identificar um padrão.

Os problemas podem ser diversos: a sua empresa pode estar pecando na comunicação, no valor do frete, na competitividade dos preços, na praticidade do seu site e em um dos pontos mais graves que devem ser corrigidos imediatamente: você pode estrar atraindo o público errado.

Se a sua loja possui restrições de entrega para determinadas regiões do país, por exemplo, você não deveria estar atraindo pessoas provenientes desses lugares. O problema pode estar, ainda, na configuração dos seus anúncios. Para saber como identificar problemas nos seus anúncios, acesse este artigo.

Trabalhe sob constante melhoria

De nada adianta apenas descobrir as suas falhas sem que elas sejam corrigidas, e não se engane: elas nunca param de aparecer. Há sempre uma nova oportunidade para aplicar melhorias no seu negócio. É impossível alcançar a perfeição, mas você deve estar sempre buscando por ela.

O seu processo de vendas deve estar sob constante análise, pesquisa e documentação. Analise os seus pontos fortes e pontos de melhoria e trabalhe para potencializar as partes boas e eliminar as partes ruins. Isso também serve para os seus concorrentes! Esteja sempre atento ao que está dando certo no seu segmento para que você não fique para trás.

Todos os integrantes do seu time de vendas devem estar cientes de suas funções e, mais do que isso, devem estar vigilantes quanto ao resultado esperado de cada um deles. Manter a sua jornada de venda bem estruturada e organizada é o primeiro passo para otimizá-la e evitar problemas de carrinho de compra abandonado.

Pratique a proatividade

Carrinho de compra abandonado não é motivo para chorar: é motivo para agir! Mais do que apenas trabalhar para impedir que novos carrinhos sejam abandonados, você deve trabalhar para que velhos carrinhos possam ser recuperados.

Principalmente para empresas que trabalham com um alto ticket médio, é de suma importância entrar em contato com consumidores que abandonaram seus carrinhos a fim de fazê-los mudar de ideia. Caso não dê para recuperar, você ainda poderá usar a experiência como forma de pesquisa.

Pesquisas apontam que a grande maioria das vendas só são fechadas após uma grande insistência por parte dos vendedores, portanto, mantenha a proatividade do seu time comercial e não deixe que desistam da venda tão cedo.

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