Comece a planejar seu Marketing de Conteúdo agora

Redação Goo :)

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Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

Você com certeza já deve ter planejado seu ano, certo? Se a resposta for não, você já está ficando para traz. Então não perca mais tempo e comece a planejar o seu ano baixando nosso calendário de planejamento 2020.

calendário 2020

           Mas para traçar um plano de marketing digital eficaz para sua empresa, é preciso muito mais do que conhecer as sazonalidades do seu negócio, para garantir o crescimento do seu negócio planejar seu marketing de conteúdo é essencial.

            O marketing de conteúdo consiste em oferecer conteúdo relevante de forma a construir a reputação da sua empresa, tornando-a autoridade no segmento em que atua. Por isso, se você busca reconhecimento no meio digital produzir conteúdo é indispensável.

            No entanto, não basta apenas produzir conteúdo, existe uma enorme diferença entre conteúdo bom e conteúdo ruim. Por isso, de nada adianta produzir conteúdo – lembrando que não se trata apenas de textual, mas todo o material, desde blog posts, infográficos, vídeos, social post, e-books, e-mail marketing – se você não oferece qualidade, você está perdendo tempo, dinheiro e o pior,  está contribuindo com a construção de uma imagem péssima para a reputação sua marca.

Quantas vezes você clicou em algum artigo que parecia ser interessante e foi decepcionado pelo conteúdo?  É disso que estamos falando! Conteúdo ruim afeta seus resultados, torna a experiência do visitante ruim, o que faz com que ele não crie um vínculo com sua empresa e não se torne cliente (muito pelo contrário)! E isso pode ter inúmeros motivos:

  • Falta de planejamento
  • Conteúdo pouco relevante
  • Difícil leitura
  • Tamanho inadequado
  • Falta de contexto com o seu mercado

Viu só como um conteúdo ruim afeta os seus resultados? Mas criar conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil, exige tempo, dedicação e, sobretudo PLANEJAMENTO. Siga essas 5 dicas para planejar seu marketing de conteúdo agora:

1. Conheça sua audiência

Para atingir seus objetivos, sua estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser direcionada- isso implica que você conheça sua persona. Você deve estar se perguntando se persona é o mesmo que público alvo e a resposta é: não!

A persona é o seu cliente ideal, que considera informações demográficas, como média de idade, classe social, nível de formação, bem como características comportamentais, como interesses, preferências e, sobretudo, a dor dessa persona.

A partir dessas informações é elaborado um perfil que contempla informações mais relevantes para o direcionamento do seu marketing de conteúdo, possibilitando que você conheça um público que tenha potencial de compra dos seus produtos, o que torna sua estratégia mais eficaz.

A sua persona é quem vai definir o seu tipo de conteúdo, a frequência das postagens, o tom de voz, os assuntos, os meios onde podem ser encontrados.

2. Defina seu conteúdo

Agora que você já conhece sua persona e entende sua dor é hora de definir seu conteúdo:

  • Quais necessidades sua persona tem podem ser solucionadas por você?
  • Quais os assuntos buscados por ela?
  • E, principalmente, em qual etapa da jornada de compra se encontra essa persona?

Esses elementos são determinantes na hora de definir o que produzir. Após considera-los busque desenvolver materiais interessantes, isso ajuda a criar um relacionamento entre o lead e a sua marca, fazendo com que ele busque pelo seu conteúdo com frequência e aumentando as chances de fechar negócio com sua empresa futuramente.

Fornecer conteúdo segundo as etapas da jornada da sua persona é essencial dentro do marketing digital, pois a maioria dos seus visitantes não se encontra no estágio de compra, por isso seu conteúdo deve ser pensando conforme as etapas as etapas do funil de inbound  a ideia aqui é gerar valor para essa persona, guiando-a ao longo do processo de decisão e fazendo com que ela se torne um potencial cliente.

Outro ponto que deve ser considerado na hora de definir o tipo de conteúdo, são os canais onde estão a sua persona. Dessa forma você consegue adequar seus conteúdos às plataformas diversas. Por exemplo, se a sua persona consome vídeos você pode produzir materiais nesse formato. Aliás, variar o formato dos conteúdos é uma excelente estratégia.

3.Trabalhe a otimização

Você sabe qual a importância de ter um blog e/ou site otimizado?

Não basta apenas criar um blog, para fortalecer sua presença digitalmente a otimização é essencial,seja para ou para gerar uma experiência mais satisfatória para seu usuário no seu site, ou para alavancar os resultados do seu negócio mantendo-o no topo dos resultados nos motores de busca na web.

Portanto, para buscar eficiência, é importante adotartécnicas de otimização de sites:

  • Facilitar a navegação dentro do site
  • Responsividade para diversos dispositivos
  • Praticidade na hora de pesquisar assuntos relacionados

Dentro do marketing de conteúdo, nossa principal dica quando o assunto é otimização é: nutra seu usuário com a informação que ele está procurando, de forma simples e clara. Para isso utilize algumas estratégias de SEO (Search Engine Optimization):

1. Seu texto deverá ter no mínimo 300 palavras para ser indexado corretamente no Google;

2. Faça um estudo de palavras chaves dentro do tema a ser abordado;

3. Seu título deve ser claro, objetivo e ter no máximo 70 caracteres;

Com essas técnicas você poderá otimizar seu conteúdo, melhorando a posição do site nos resultados de buscas orgânicas, gerando tráfego e autoridade para o site ou blog. Por consequência, mais leads, clientes e faturamento para o seu negócio.

1. Crie um plano de distribuição e promoção

Você já conhece sua persona e os canais que ela utiliza. Esse é um ponto importante na hora de criar um plano de distribuição e promoção do seu conteúdo. Assim você consegue definir os melhores canais para distribuir, os picos de acesso e os melhores dias.

É importante ressaltar que um dos segredos do marketing de conteúdo, sobretudo se optar por manter um blog, é a consistência.

O que isso quer dizer?

Mais do que produzir conteúdo de qualidade, a chave para o sucesso é a regularidade, ou seja, se você se dispôs a publicar blog posts uma vez por semana, você deve publicar um blog por semana, mantendo a frequência de publicação.

Isso é importante, pois ajuda a transmitir segurança e estabilidade ao seu usuário, já que ele espera seu conteúdo ser publicado semanalmente, como um compromisso com a sua persona.

É importante definir um dia específico da semana, bem como considerar o horário com mais tráfego, lembre-se de programar lembretes por e-mail que sejam enviados para seus leads, dessa forma você programa a entrega do conteúdo.

Além disso, criar um cronograma facilita a gestão da produção de conteúdo, possibilitando o acompanhamento de todos os processos e atribuindo responsabilidades, prazos e objetivos.

1. Acompanhe suas métricas

No marketing digital mensurar o desempenho das suas ações é crucial. Sem analisar as métricas não há como saber o que está dando certo, o que está dando errado, quais táticas devem ser ajustadas, quais devem ser interrompidas e quais você deve dar continuidade.

Como costumamos dizer aqui na Goo, a venda é consequência de uma estratégia bem-feita e ela só acontece, ou só é possível descobrir porque ela não está acontecendo, com a leitura correta das métricas, ok?

Para entender melhor a importância das métricas, assista o vídeo a seguir:

Tríade de sucesso

As empresas que compreendem como uma estratégia bem planejada de marketing de conteúdo pode garantir bons resultados, são capazes de educar seu mercado e se tornar referência no segmento. Pronto para planejar seu Marketing de Conteúdo? Fique de olho em nosso blog e em nossas redes sociais.

Goo Resultados

A Goo Resultados é especialista em marketing digital. Durante os nossos longos anos de experiência, ajudamos dezenas de empresas a alcançarem novos patamares com a ajuda da nossa consultoria, execução e expertise em estratégias digitais.

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