Goo Resultados
BLOG
Planejamento é fundamental para os seus negócios
Postado dia 05/04/2018

Se preferir, confira este artigo em áudio:

O mercado atual exige cada vez mais fluidez, o que obriga que os líderes tenham um caminho claro a seguir e mesmo assim sejam capazes de adotar mudanças rápidas e assumirem riscos. Mark Zuckerberg disse certa vez: "Em um mundo que está mudando muito rapidamente, a única estratégia que está garantida a falhar é: não correr riscos".

E eles estava certo! É claro que o risco citado é o risco calculado, planejado. Aquele que envolve a gestão estratégica da empresa e o direcionamento dos negócios.

Porém, o que muito se vê são os riscos indesejados e que prejudicam os resultados das empresas. Estes riscos decorrem frequentemente da falta de planejamento.

E planejamento é um dos pontos mais básicos e fundamentais. Não que seja fácil!No entanto, desenvolver e executar a estratégia certa, se concentrando nas pessoas antes do processo e dos conjuntos de ferramentas, resultará provavelmente em um sucesso muito maior no final da jornada - tanto para a organização quanto para os colaboradores.

O planejamento nada mais é do que uma espécie de bússola para a empresa. Ele não tem o papel de prever o futuro, mas sim a função de definir o caminho a ser seguido, relacionando as estratégias envolvidas e os resultados esperados. E aqui queremos falar mais precisamente sobre o planejamento de marketing.

Na realidade da maioria das pequenas e médias empresas, muitos empresários ficam estáticos diante da ideia de traçar um planejamento de marketing anual por considerarem que será algo muito complexo, trabalhoso e que irá consumir muito tempo. Isso é potencializado se a gestão for muito centralizadora, dificultando ou mesmo impedindo a colaboração de mais pessoas neste desenvolvimento.

A consequência disso é que a empresa é engolida pela rotina e as ações efetivas de marketing e vendas se resumem a atender urgências e imediatismos. Normalmente os resultados são insatisfatórios ou pior - sequer são mensurados.

Se a sua empresa está hoje em uma situação parecida com o que descrevemos acima, neste momento em que o primeiro trimestre de 2018 já chegou ao fim, possivelmente não há nenhum planejamento de marketing para os trimestres seguintes.

Sendo este o cenário, o importante é partir já para um planejamento emergencial. Não tendo nada ainda, o ideal é que se inicie primeiramente por algo bem básico. E uma das formas mais comuns e básicas para iniciar a formatação de um plano de marketing é através da análise de datas comemorativas, temáticas e até mesmo feriados.

Há mercados em que algumas datas devem obrigatoriamente receber uma atenção especial e com bastante antecedência. Imaginando um caso extremo (mas não impossível) o que acontecerá se, por exemplo, uma loja de brinquedos começar a pensar no dia das crianças somente no dia 08 de Outubro? Problemas diversos e um resultado de vendas péssimo é o que provavelmente irá ocorrer. Isso por que poderiam descobrir que muitos itens não estão competitivos pois deveriam ter sido negociados antecipadamente e em maior quantidade com os fornecedores. Ou ainda, poderá descobrir que brinquedos em alta no mercado não estão disponíveis em seu estoque. Dependendo da ação de marketing pretendida, poderão perceber que é tarde demais para ensaiar qualquer campanha. E o pior: a concorrência certamente já estará fazendo um grande barulho há dias e já terão a atenção da maior parte do mercado.

 

 

Planejar é fundamental

 

Neste rápido exercício de imaginação podemos perceber como uma ação simples – pensar antecipadamente em uma data relevante para o seu mercado – pode representar uma verdadeira tragédia em vendas se não executada adequadamente.

É claro que no exemplo estamos falando de uma data absurdamente óbvia para o mercado em questão. Mas a realidade nos tem mostrado que muitas e muitas empresas têm se voltado para datas igualmente óbvias e importantes - como Dia das Mães e Natal – muito tardiamente. Isso reduz drasticamente as possibilidades pois impacta no planejamento financeiro, no tempo de criação de propaganda e marketing, além de muitas vezes não existir tempo hábil sequer para que fornecedores possam entregar, por exemplo, materiais promocionais (como impressos, materiais de PDV, etc).

Se falarmos em e-commerce então esta antecipação às datas relevantes deve ser ainda maior. Afinal, não se trata apenas de vender antecipadamente, mas também de vender a tempo de o produto chegar antes da data especial em questão. Dependendo do esforço de mídia, poderá ser necessário preparar um contingente extra em áreas vitais que costumam virar gargalos – como no atendimento ou na expedição.

Por se tratar de algo básico mas que se negligenciado pode comprometer ou mesmo inviabilizar qualquer ação de marketing e vendas, nós preparamos um calendário completo com os próximos trimestres de 2018 para que você não perca mais oportunidades e aproveite ao máximo.

Neste material nós relacionamos diversas datas. É importante que você avalie bem quais realmente podem ser relevantes para o seu mercado e que de fato tenham potencial para movimentar as vendas. Se você vende online (e se não vende, está esperando o quê? Hehe) nós adicionamos alguns destaques para datas com grande relevância para lojas virtuais.

E então? Vamos lá! Basta clicar no banner abaixo. Após se cadastrar e baixar o material, reúna-se com sua equipe e avalie o que é relevante para a sua empresa. Após definir as datas que serão trabalhadas, pense nas ações que poderia fazer e defina uma data limite para que tudo esteja decidido e aprovado.

 
Baixe o Guia Completo

Gostou do artigo?

Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
COMPARTILHE NO WHATSAPP COMPARTILHE NO FACEBOOK COMPARTILHE NO LINKEDIN

Deixe um comentário!

ÚLTIMAS DO BLOG
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.
11 5344-0718
Segunda a sexta das 8h às 18h
© 2019 Goo Resultados