Goo Resultados
BLOG
Consultoria para e-commerce: entenda como funciona e saiba se é para você
Postado dia 06/05/2020

O que é e como funciona uma consultoria para e-commerce

Contratar uma plataforma de e-commerce ou uma agência de marketing digital é algo muito fácil. Ter a estratégia correta e os processos internos bem ajustados para o seu e-commerce decolar e realmente obter resultados reais, já é outra história. E a consultoria para e-commerce atua justamente aí – no planejamento estratégico e implantação de processos, podendo é claro se estender a outras questões relacionados.

A consultoria para e-commerce é um serviço altamente especializado. O consultor preparado conhece os diferentes cenários e principalmente, conhece as melhores soluções. Com isso o empresário economiza muito tempo e dinheiro.

O primeiro passo em uma consultoria de e-commerce é o diagnóstico. Nesta etapa o importante é compreender em detalhes qual o real cenário, analisar detalhadamente o mercado de atuação pretendido, analisar referências e concorrentes.

Com um diagnóstico detalhado do cenário externo, as atenções se voltam à análise interna, buscando compreender a capacidade competitiva da empresa, analisando o portfólio de produtos, política de precificação, logística, estrutura interna, dentre outras questões relevantes.

Ao fim desta etapa teremos uma visão clara sobre necessidade de eventuais ajustes na operação, novos processos já implementados, além de compreender as condições que serão necessárias para tornar o projeto viável. Se já existir uma operação de e-commerce, faremos as mesmas análises, buscando encontrar oportunidades de melhorias e ajustes que serão necessários para garantir o crescimento do negócio.

Com um plano de ação definido para viabilizar a execução da estratégia rumo às metas traçadas, a primeira parte estará concluída. O processo passo será então o planejamento estratégico de marketing que irá atuar na definição de persona, construção de conteúdo, posicionamento, canais de comunicação e várias outras questões que serão fundamentais para que seja possível atingir os clientes potenciais.

Para quem serve a consultoria para e-commerce

Quando o assunto é vendas pela internet, nós teremos três cenários possíveis:

- uma pessoa que não empresa ainda mas pretende investir neste mercdo, -podendo ou não já ter um nicho definido, mas irá começar do zero

- uma empresa que já possui uma loja física mas ainda não vende pela internet

- e as empresas que já vendem online, podendo ou não ter uma loja física

São três situações bem diferentes e exigem abordagens muito distintas. A consultoria para e-commerce se adapta perfeitamente a cada um dos cenários e temos um processo bem definido para cada uma delas.

Qual o tempo de implementação de uma consultoria para e-commerce

O tempo para implementação do e-commerce com a consultoria depende muito do cenário encontrado e depende principalmente da empresa contratante. Existem situações mais rápidas de serem solucionadas e outras questões, principalmente em estruturar maiores, envolvendo grandes quantidade de produtos, podem demorar um pouco mais.

Em geral estabelecemos um primeiro período de consultoria para 90 dias, que costuma ser um prazo suficiente para planejamento, execução e implementação. A maior dúvida costuma ser com relação ao prazo para ter a loja online. Embora não exista uma resposta pronta, pois o cenário é muito particular de cada empresa, é perfeitamente possível colocar uma loja online pronta para vender em prazos bem curtos de aproximadamente uma semana. Já a maturidade do negócio virá com o tempo, à medida em que as demais ações forem sendo executadas.

Qual o preço de uma consultoria para e-commerce

Outra dúvida recorrente é com relação ao preço da consultoria de e-commerce. Mas esta é outra questão que não é possível responder de imediato. Um bom processo de consultoria atende às reais necessidade de cada empresa. E como as situações são variadas, o esforço de trabalho e todo o escopo de serviços prestado irá variar de acordo com a situação. Desconfie de valores padronizados. Quando se trata de serviços especializados, é muito difícil que algo padrão se adeque bem à sua situação. Com isso você pode ter uma grande frustração ao contratar algo que contemple menos do que você precisaria ou pior, acabe contratando algo muito além da sua necessidade. Uma boa proposta será aquela formatada após uma reunião inicial de qualificação e que irá trazer soluções customizadas especialmente para a sua necessidade.

Vantagens de contratar uma consultoria

Nós criamos esta consultoria para e-commerce pois ao longo dos últimos anos percebemos que muitas empresas chegavam até nós atrás de uma plataforma de e-commerce ou querendo nos contratar para potencializar os resultados do e-commerce que elas já possuíam. Mas a verdade é que na maioria das vezes elas estavam sem clareza do que estava sem feito, muitas vezes indo na direção errada ou sem direção. Qualquer energia em um cenário assim pode significar acelerar o fracasso ao invés de trazer o tão esperado sucesso.

Por isso antes de escolher uma plataforma ou mesmo antes de criar uma estratégia de anúncios para o e-commerce atual, estas empresas precisam na maioria das vezes de orientação e direcionamento. Isso também ocorre frequentemente com empresas que já estejam tendo resultados online mas estejam insatisfeitos ou queriam aumentar os bons resultados obtidos. Em todas estas situações há um desejo de mudança nos resultados por parte da empresa e uma análise detalhada será fundamental para que as decisões sejam corretas.

A grande vantagem é que com a consultoria a empresa terá uma solução totalmente formatada para as suas necessidades reais, terá processos importantes implementados desde o início e com bases sólidas, terá o necessário para conseguir realmente escalar seu negócio na internet.

Uma outra grande vantagem é que no processo de consultoria há grande transferência de conhecimento. Diferente de uma simples terceirização, em que a empresa acompanha os resultados, mas pouco ou nada detém dos processos necessários, na consultoria para e-commerce a empresa ganha muito em maturidade digital e de negócios para o mundo digital, pois o consultor irá atuar em conjunto com a empresa.

Cuidados ao contratar uma consultoria

É raro encontrar no mercado um profissional qualificado, experiente e que realmente conheça de perto uma operação de e-commerce. Por isso é importante conhecer bem qual é a base de formação do consultor que irá lhe atender. É verdade que o mercado de ensino tem mudado bastante, principalmente com relação a marketing digital e comércio eletrônico. Mas isso não significa negligenciar qualquer formação.

Além das formações regulamentares, é importante entender quais são as outras certificações específicas que o consultor e a empresa com a qual irá contratar esta consultoria possuem.

Como contratar uma consultoria para e-commerce

Se você chegou até aqui é possível que esteja buscando uma solução para ajudar a sua empresa a escalar resultados pela internet. O próximo passo agora é buscar alguém que possa lhe ajudar neste processo. Aqui na Goo Resultados nós temos uma consultoria para e-commerce altamente especializada e validada por líderes de mercado.

Clique agora e agende um horário com um de nossos especialistas agora mesmo.

Gostou do artigo?

Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
COMPARTILHE NO WHATSAPP COMPARTILHE NO FACEBOOK COMPARTILHE NO LINKEDIN

Deixe um comentário!

ÚLTIMAS DO BLOG
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.
11 5344-0718
Segunda a sexta das 8h às 18h
© 2019 Goo Resultados