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Google e Facebook: Descubra como planejar anúncios estratégicos
Postado dia 30/07/2020

Google e Facebook: descubra como planejar anúncios estratégicos

Você já sabe que, para vender, sua empresa precisa estar na internet. Mas além de ter presença online, ter uma estratégia consistente de marketing de digital é fundamental para garantir o sucesso no seu negócio. Isso implica em saber onde anunciar.

Se você ainda não anuncia, saiba que pode estar perdendo uma excelente oportunidade de lucrar. A publicidade online é o meio mais eficaz de atingir clientes em potencial, fazer com que conheçam sua empresa e se interessem pelo seu produto.

Hoje vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre as principais plataformas de anúncio e como elas podem ajudar seu negócio.

Entenda como funcionam essas plataformas

A dúvida mais frequente em relação à publicidade online é: aonde devo anunciar? No Google? No Facebook? No Instagram

Antes de falarmos sobre qual seria o caminho e quais as principais diferenças, precisamos entender um pouco melhor como que se comportam essas redes e suas modalidades de anúncio.

Como o Facebook funciona?

Facebook possui atualmente uma base de 127 milhões de usuários mensais no Brasil.  A empresa Facebook é dona da rede social Facebook, do Instagram e do WhatsApp. Percebe a dimensão dessa plataforma?

É dentro da rede social Facebook que você gerencia tanto sua página no Facebook, quanto o Instagram por meio do painel de gestão da sua conta de anúncios, gerenciando os anúncios e acompanhando as métricas e resultados das suas campanhas.

Além disso, o Facebook também é responsável pelo Audience Network que funciona como uma rede de parcerias que inclui sites e aplicativos qualificados, permitindo a veiculação de seus anúncios fora da rede social. Isso amplia muito as chances de realizar negócios e atingir seu público-alvo. Então, por aí vemos que trata-se de uma rede muito mais ampla do que só o feed com o qual estamos acostumados.

Entenda Como seu e-commerce pode vender mais com o Instagram

Como o Google funciona?

O Google é o maior site de buscas do Brasil. São mais de 4 bilhões de acessos por mês. E, por tratar-se essencialmente de uma ferramenta de pesquisa, naturalmente, a pesquisa é o principal meio de anunciar na plataforma.

Quando o usuário pesquisa algum termo, os anúncios aparecem sinalizados nos primeiros resultados. Então, normalmente, os primeiros três ou quatro resultados de pesquisa são os anúncios.

Em seguida aparecem os resultados conhecidos como orgânicos, que são “naturais” ou não pagos e dependem de uma série de estratégias para manter ou potencializar o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Essas estratégias demandam algum custo de execução para a produção de páginas otimizadas e conteúdo para rankear, o SEO.

Modalidades de anúncio no Google

Além da pesquisa, existem outras modalidades de anúncio na plataforma. Uma dessas modalidades é o Display do Google, por onde através de parcerias com a plataforma, milhões de sites fornecem espaços para anúncio em formato de imagem, possibilitando que você apareça em outros sites.

O Google play, da Play Store, é outra opção de anunciar pelo Google.  Bem como o Youtubee o Gmail, que são plataformas degrande penetração.

Para e-commerces existe uma ferramenta conhecida como Google Shopping.O usuário pesquisa pelo produto e o Google sinaliza a foto e o preço do produto nos resultados.

Negócios locais podem usufruir do Google meu negócioque é uma ferramenta que permite gerenciar a forma como sua empresa local aparece nos produtos do Google. Funciona como uma espécie de perfil gratuito gerenciado e atualizado pelo proprietário, reunindo todas as informações relacionadas à empresa, endereço, imagens, serviços, etc.

Onde anunciar?

Agora que você já entendeu que tem as principais diferenças entre as ferramentas, vamos responder:

Onde eu devo anunciar? Quais são as principais diferenças entre as plataformas?

Como dissemos, no Google, a principal modalidade de anúncio é pesquisa e essa é uma determinante da maior diferença entre Google e Facebook. Enquanto no Google os resultados atendem a demanda de pesquisa, onde o usuário busca pelo produto, ou serviço que você oferece. No Facebook você impacta pessoas que tenham interesse no seu produto, mas que não necessariamente buscaram por ele.

Um anúncio bem planejado e configurado da maneira certa no Google gera retornos enormes, pois aparece no lugar certo, para a pessoa certa, na hora certa, A pesquisa é, portanto, a principal forma de anunciar e gerar retorno no Google.

Já nas redes sociais, como Facebook e Instagram, os anúncios funcionam de forma diferente. Ao invés de atender a uma demanda de pesquisa, seu anúncio deve influenciar a demanda. Isso porque o anúncio em diferentes formatos pode impactar pessoas com características diferentes, pois essas plataformas possibilitam que o anúncio seja configurado de acordo com o público que se quer atingir.

Por exemplo:

Mulher, 35 anos, casada, com filhos, de determinada classe social, curte algumas páginas específicas.

Essas são as principais informações da persona do seu cliente ideal. A partir desses dados, sua campanha será segmentada, ou seja, durante as configurações do anúncio indicaremos para o Facebook quais as pessoas, de acordo com seu cliente ideal, devem ser atingidas.

Por isso dissemos que, ao contrário do Google, ambas as redes sociais, Facebooks e Instagram, influenciam demandas. Afinal, sem ter buscado, o usuário tem contato com um anúncio de um produto ou serviço pelo qual se interessa e a partir de então, passa a buscar informações sobre.

Para que sua campanha dê resultados, o anúncio tem que ser pertinente para chamar atenção do seu público.Isso implica que você compreenda muito bem o seu mercado, o seu produto, o seu serviço e o seu cliente para, somente assim, conseguir orientar quais são as melhores estratégias de anúncio.

Campanhas de Remarketing

Outro formato de anúncio que apresenta resultados é o remarketing, uma modalidade do Google Adwords, para divulgar anúncios à pessoas que tenham se interessado por um produto/serviço. Estes anúncios são veiculados em sites ligados à rede de display do Google, sejam eles blogs, jornais online ou redes sociais.

Funciona da seguinte forma: o usuário acessa um site e passa algum tempo em determinada página. O Google entende que o usuário manifestou interesse por aquele produto ou serviço, e começa a mostrar anúncios daquele item ao usuário, fora da página original. Ou seja, ao entrar em um site, o usuário se depara com um anúncio daquele outro site visitado.

Essa modalidade de anúncio também existe no Facebook e faz parte de um conjunto de estratégias essenciais para uma boa campanha, normalmente o atuando em uma ação estratégica coordenada em Google, Facebook e Instagram.

Em alguns segmentos o comportamento de pesquisa vai ser um pouco mais difícil de acontecer, mas a influência da demanda é muito mais fácil, como é o caso de empresas B2B.

Em casos como esse, a campanha deve ser coordenada de maneira onde a persona seja impactada e passe a buscar pelo produto. Ou seja, a campanha

deve influenciar a demanda através das redes sociais, como Facebook, no Instagram, com anúncios relevantes.

Em uma estratégia consistente de marketing de digital essas plataformas e modalidades de anúncio precisam se encaixar na jornada do cliente de forma muito específica, bem segmentada, bem planejada. E isso vai potencializar ao máximo os seus resultados.

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