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Como planejar o marketing do seu negócio para 2021
Postado dia 30/12/2020

O ano de 2021 já deveria ter começado para você que possui um empreendimento, seja ele virtual ou físico. Com a grave crise econômica ocasionada pela pandemia da covid-19, é hora de não medir esforços para retomar a estabilidade do seu negócio.

O seu primeiro impulso pode até ser cortar investimentos de marketing para segurar as pontas, mas essa não é a estratégia mais inteligente. Em momentos de dificuldade, a atração de clientes é o que fará o seu negócio se recuperar, e isso só acontecerá com um bom trabalho de marketing.

Com as incertezas do futuro e os casos de covid-19 crescendo a cada dia, a tendência de um aumento exponencial de vendas pela internet continua aparecendo nas pesquisas. O cenário perfeito é já possuir todo o seu planejamento pronto para funcionar, mas, caso essa ainda não seja a sua realidade, trouxemos algumas dicas essenciais para quem precisa se preparar para um ano repleto de desafios!

Faça uma revisão dos seus processos de venda

Com a necessidade de isolamento social e a impossibilidade de realizar compras presenciais, milhares de consumidores se renderam às compras online. Diante da experiência positiva e a praticidade encontrada, o que era apenas necessidade acabou se tornando um hábito.

O e-commerce apresentou um crescimento exorbitante no ano de 2020 e, ao que tudo indica, continuará crescendo em 2021, entretanto, nem tudo são flores: muitos dos comerciantes habituados a venderem em menor escala se depararam com um aumento expressivo em suas demandas, que não puderam ser atendidas devido à falta de mão-de-obra e de estoque.

A primeira dica é: faça uma análise detalhada sobre o seu atual processo de vendas e certifique-se de que você pode aportar uma mudança como essa. É necessário analisar tanto o seu estoque quanto a sua logística, colaboradores, canais de contato e tudo o que envolva o ato de realizar uma venda dentro do seu negócio.

Refaça toda a sua estratégia de marketing

Se há uma herança importante deixada por 2020 para nós, além das máscaras, foi a de que nada será como antes. Novos hábitos de consumo requerem novas estratégias para alcançar o seu novo cliente ideal, portanto, faça uma minuciosa pesquisa acerca do que foram os seus pontos fortes e o que foram pontos de melhoria durante o ano que passou.

Certifique-se de que a sua persona continua alinhada com aquilo que vem dando certo para o seu negócio, em momentos de crise é preciso ter austeridade, e investir no público certo se torna questão de vida ou morte.

Realizada a sua pesquisa, é hora de traçar os objetivos desejados para 2021. É essencial para o sucesso de qualquer empresa que o seu dono seja ambicioso, mas o que você almeja deve estar dentro da realidade, considerando que teremos novamente um ano repleto de desafios.

Defina metas como: a quantidade de leads esperados, a porcentagem de aumento de vendas mensais, o aumento esperado de produtividade de colaboradores,  aumento de porcentagem de retorno de investimento e o que mais for essencial para o crescimento saudável do seu negócio.

É hora da ação!

Para cada objetivo, defina a estratégia mais adequada para atingir a meta. É importante que esse processo seja muito bem organizado e bem direcionado. Cada um de seus colaboradores deve ter em mente o seu papel na estratégia, o prazo para a conclusão das suas atividades e o resultado esperado ao final de todas as etapas.

Lembre-se de produzir bastante conteúdo para atrair o seu público, o número de usuários de internet só tende a aumentar com o passar dos anos, e você precisa ter atrativos para ser competitivo frente aos seus concorrentes.

Invista bastante em marketing digital, principalmente em datas estratégicas como Dia dos Namorados, Natal, Black Friday e etc. Comece a traçar as suas ações de marketing para ocasiões especiais desde já.

Por último mas não menos importante: continue sempre vigilante para que o plano siga snos trilhos e o seu planejamento corra da melhor forma.

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