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Rebranding: o que é e quais as suas vantagens
Postado dia 13/01/2021

Recentemente, a gigante franquia de fast food Burger King anunciou o seu novo projeto de rebranding após longos 20 anos sem modificações na marca. Depois de dois anos de muitas pesquisas e um projeto minuciosamente desenvolvido em parceria com a Jones Knowles Ritchie (JKR), uma consultoria especializada em branding.

Foram feitas reformulações visuais que englobam fontes, embalagens, logo e uniformes. Em outras palavras, toda a comunicação estética da marca. Segundo o Burger King, a nova identidade visual tem como objetivo acompanhar as mudanças do mercado e a evolução da empresa ao longo dos anos.

Mas o que é, de fato, rebranding? Como o próprio nome já diz, é uma nova versão do branding de determinada empresa, ou seja, o conjunto de valores, ações e posicionamento de determinada marca. É o que define o propósito de uma empresa e aquilo que a diferencia das demais, tornando-a reconhecível e marcante aos olhos do público.

Um dos mais famosos exemplos de branding bem sucedido é o da gigante estadunidense Coca-Cola. A marca é tão reconhecida que possui um posicionamento claro e facilmente associado a ela. Você já deve ter ouvido por aí frases como “abra a felicidade que tem aí” e “lado Coca-Cola da vida”. Em suas ações de marketing, são costumeiras imagens como reuniões familiares e entre amigos, sempre regradas de muita alegria, união e diversão, valores que a marca conseguiu aliar ao seu produto com sucesso.

Cada marca deve ser reconhecida pelas suas próprias características e posicionamento, sendo praticamente impossível copiar conceitos da concorrência e se dar bem com isso. Afinal, se o concorrente já é reconhecido por possuir tais valores, uma nova marca nunca seria procurada caso o consumidor buscasse por tais conceitos.

A necessidade de uma reformulação de posicionamento de tempos em tempos é completamente natural, uma vez que o mundo está em constante mudança e o que funcionava há anos atrás, pode não ser o ideal hoje em dia. Se antes os cigarros possuíam um ar cool de rebeldia e que buscava encantar jovens descolados, tanta informação disponível nos dias atuais fazem com que o público tenha mais cautela ao consumir esse tipo de produto prejudicial à saúde.

Quais as vantagens do rebranding

Se bem desenvolvida, a reformulação de branding pode ser o que faltava para uma empresa começar a atrair novos olhares e conquistar um lugar de destaque. Principalmente quando se está buscando uma maior identificação entre as novas gerações, ser reconhecida como uma marca moderna e atual é um excelente posicionamento.

Uma mudança na identidade visual, por exemplo, é uma excelente forma de acompanhar as tendências e aquilo que está funcionando na atualidade. Assim como conceitos morais, a percepção de beleza também está suscetível a atualizações.

Para fins de diferenciação, o rebranding também é uma ótima estratégia. Se a sua empresa ainda está meio perdida no mercado e não é facilmente identificável por alguma característica ou valor que se destaca perante aos seus concorrentes, é hora de planejar uma estratégia que faça com que você se destaque perante aos seus concorrentes diretos.

Além do mais, dar uma nova cara ao seu negócio é um meio eficaz de agregar ainda mais valor aos seus serviços e produtos, afinal, é tudo uma grande novidade.

Um claro e forte posicionamento perante ao mercado e aos seus clientes também facilitaria o seu trabalho de marketing, uma vez que a sua marca já seria reconhecida por valores únicos e inconfundíveis.

Um projeto de rebranding deve ser muito bem estudado e preparado, o que demanda um tempo maior, recursos financeiros e uma equipe muito bem preparada para dar andamento a um plano estruturado e seguro. Um erro capital no marketing é tentar adivinhar o que o seu público deseja, esquecendo aquilo que o atraiu à sua empresa em primeiro lugar.

Se você deseja mudar a cara da sua empresa para torná-la mais atrativa, lembre-se de preservar aspectos essenciais que fizeram com que você conquistasse a atenção da sua clientela. Você pode querer chamar a atenção de novos públicos, mas ainda deve ser reconhecível para aqueles que já apostavam em você.

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