Entenda como funciona o SEO para YouTube

Redação Goo :)

Redação Goo :)

Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

SEO para YouTube

Assim como o Google, o YouTube também pode ser considerado uma ferramenta de pesquisa, mas as estratégias mais efetivas em cada um deles difere bastante, e é por isso que existem estratégias específicas de SEO para YouTube.

A função principal dessa plataforma é uma barra de pesquisa que está bem no topo da página, ou seja, é indispensável saber o que fazer para aparecer no topo da lista de resultados quando algo relacionado ao seu conteúdo é pesquisado.

Da sua thumbnail ao título do vídeo e à descrição, tudo pode ser otimizado para que o seu conteúdo seja favorecido pelo algorítimo. Bora aprender como funciona o SEO para YouTube? Acompanhe o artigo e mantenha-se em dia!

Palavras-chave

Quando se pensa em SEO, se pensa em palavras-chave, e no SEO para YouTube, elas são igualmente importantes. Você precisa ter um bom entendimento sobre quais palavras-chave obtêm os melhores resultados na sua área, e até existem muitas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa.

É importante sempre otimizar seus títulos para que sejam direto ao ponto e para incluir a palavra-chave neles, afinal, as pesquisas no YouTube são feitas na maioria de forma escrita. Você também pode incluir a palavra-chave e outros termos relacionados nas suas tags para aumentar ainda mais as chances do seu vídeo ser o resultado principal.  

Outra dica eficiente é incluir a palavra-chave bem no começo da sua descrição. Não deixe de usar esses espaço também para promover suas outras plataformas e para incluir calls to action.

Interação

Comentários e curtidas também podem te ajudar a ganhar notoriedade nessa plataforma. Os comentários, por exemplo, são uma grande ajuda para as suas estratégias de SEO para YouTube.

Procure incluir calls to action tanto no seu vídeo quanto na sua descrição para encorajar os seu público a deixar comentários, curtidas e também uma inscrição. Canais com muitos inscritos costumam ter mais sucesso em aparecerem no topo da lista de resultados.

Você também pode adicionar cards no final do vídeo que levem a outros de seus vídeos e ao seu canal, conectando assim assuntos semelhantes e gerando interesse pelo seu conteúdo no público, aumentando bastante a possibilidade de uma inscrição.

Otimize seu conteúdo

Mais do que ser encontrado pelo seu público, seu conteúdo precisa ser o que ele procura na plataforma, ou seja, a qualidade dos seus vídeos deve ser tão boa quanto as suas estratégias de SEO para YouTube.

Invista em iluminação, equipamentos básicos de áudio e filmagem e procure editar bem os seus vídeos. A apresentação do seu conteúdo tem um grande peso na sua qualidade!

Além disso, a miniatura ou thumbnail do seu vídeo deve ser chamativa e interessante. Caso outros vídeos com títulos semelhantes ao seu sejam recomendados ao usuário pela ferramenta de buscas do YouTube, se a sua miniatura for a mais interessante ou até mesmo a mais profissional, seu vídeo terá mais chances de ser o escolhido

É importante também que você disponibilize legendas nos seus vídeos. A própria plataforma já disponibiliza uma função que cria legendas automaticamente para o seu conteúdo, mas essa ferramenta não é muito precisa, então procure criar suas próprias legendas ou editar as geradas pelo YouTube.

Além desse recurso ser essencial para incluir a parte do seu público que possui problemas de audição, os mecanismos de busca do YouTube são capazes de detectar se um vídeo é legendado ou não, impulsionando seu vídeo para o topo dos resultados.

Assim como para um blog ou site, o nome dos arquivos também fazem diferença no sucesso do SEO para YouTube. Nomeie seus arquivos de uma forma que remeta ao tema dos seus vídeos.

Você precisa saber qual é a duração ideal para os seus vídeos. Dependendo do seu tipo de conteúdo, um vídeo curto pode ser o formato ideal, mas se você lida com tópicos mais complexos, não sinta medo de aumentar a extensão dos seus vídeos para cobrir tudo que precisa sobre cada assunto.

Acompanhe seus números

De nada adianta colocar suas estratégias de SEO para YouTube no ar e não acompanhar seus resultados. Fique de olho nos relatórios do seu canal para saber o que precisa de otimização e o quais boas práticas devem ser reforçadas.

Além dos números de visualizações, inscrições e curtidas, o YouTube também oferece relatórios de retenção de público, que mostram a duração média de uma visualização no seu canal, bem como quais vídeos tiveram o melhor desempenho.

Você também pode ficar a par do número de vezes que seus vídeos foram compartilhados, conferir o desempenho por segundo de cada vídeo, a quantidade de inscritos que foi ganhada ou perdida e etc. O YouTube oferece muitos tipos diferentes de relatórios que devem ser acompanhados com frequência.

Conclusão

O YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet, sem sombras de dúvidas, mas não é a única! Além de postar conteúdo em vídeo no YouTube, invista também nas suas outras redes sociais para aumentar o seu alcance.

Dessa forma, você consegue usar seu Facebook, por exemplo, como uma ferramenta para aprimorar seu SEO para YouTube gerando interesse no seu canal!

Goo Resultados

Somos especialistas em marketing digital e inbound, com anos de experiência no mercado e no desenvolvimento de estratégias feitas sob medida para cada tipo de empresa, e a nossa maior fonte de inspiração é o potencial do seu negócio!

Nos acompanhe no Instagram e no Facebook para saber tudo que há de novo na esfera da publicidade e do marketing digital e se inscreva no nosso canal do YouTube para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo! Entre em contato e descubra o que nossa equipe pode trazer de novo para a sua marca!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Ainda vale a pena investir em e-mail marketing?

Por que investir em automação de marketing?

Como evitar que a sua conta comercial no WhatsApp seja penalizada

Mais resultados para a sua empresa: live marketing

Como não perder oportunidades com o remarketing

Vamos gerar mais Resultados para a sua empresa! Entre já em contato e fale com um de nossos especialistas.

Trabalhe na Goo Resultados.

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )