User experience: saiba como ser escolhido

Redação Goo :)

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Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

User experience

O user experience, ou experiência de usuário, é um aspecto importantíssimo para quem é dono de e-commerce! Essa área é tão valorizada que possui até mesmo uma formação profissional dedicada exclusivamente à ela.

Como o nome sugere, user experience se trata de oferecer a melhor experiência aos usuários do seu site, plataforma, blog, aplicativo e etc. Esse fator tem um grande peso na obtenção de novos clientes, bem como na fidelização.

Você pode adotar várias estratégias e técnicas para aprimorar sua user experience, e é justamente sobre isso que vamos falar hoje! Acompanhe o nosso artigo e saiba como otimizar suas plataformas. 

Foco no cliente

Para otimizar a user experience no seu site, você precisa entender tudo sobre o que o seu público faz na sua plataforma. Qual o tempo médio do seu cliente no seu site, quais páginas são as mais acessadas, qual o horário de maior tráfego, enfim, existem muitos fatores a serem considerados.

Além disso, outro aspecto muito importante que acaba sendo deixado de lado por muita gente é o dispositivo do qual o seu cliente acessa o seu site. Ter acesso a esses dados não só permite com que você otimize suas plataformas para o tipo de dispositivo mais usado, mas também abre caminho para a segmentação da sua base pelo tipo de dispositivo.

Combinando os dados sobre o horário e o dispositivo mais comuns entre os seus clientes, por exemplo, pode te apontar um diferencial muito procurado por usuários na internet: o modo noturno. Se a sua base acessa seu site à noite e pelo celular, o modo noturno pode ser uma forma simples e efetiva de melhorar a user experience. 

É por isso que é tão importante saber tudo que puder sobre os seus clientes. Só assim é possível garantir a satisfação total da sua base e os melhores resultados para as suas estratégias.

Invista na otimização da sua UI

A UI, ou user interface, nada mais é do que o conjunto de elementos visuais e gráficos da sua plataforma. Além de ser esteticamente agradável, sua UI deve ser também funcional e prática para proporcionar a melhor user experience possível.

Sua user interface dita como o usuário vai interagir com as suas páginas. Se você organiza o conteúdo do seu site de uma forma que permite com que os usuários encontrem o que estão procurando com facilidade, você já tem meio caminho andado! Mas sempre há formas de melhorar.

Um grande aliado da otimização da UI é o teste A B. Antes de decidir na UI de uma página, você pode criar diversas versões dela com funções e visuais diferentes para coletar informações sobre a user experience do seu público, garantindo assim que a melhor opção seja colocada no ar.

Mas tome cuidado para não sobrecarregar seu site: longos tempos de carregamento são inimigos mortais da user experience!

Otimize o conteúdo das suas páginas

De nada adianta ter uma UI impecável se o cliente não encontra o que ele procura na sua página. Além das melhorias técnicas, você precisa saber com precisão os interesses do seu público para proporcionar a melhor user experience.

Se a grande maioria da sua base entra no seu site para procurar o mesmo produto ou serviço, por exemplo, é uma ótima opção coloca-lo em uma posição de destaque na sua página inicial para que seja fácil encontra-lo.

Além disso, é importante que a experiência de cada cliente seja personalizada. Uma boa dica é configurar as sugestões do seu site baseado nos dados coletados dos usuários, criando assim um senso de maior proximidade entre público e marca.

A linguagem que você usa no seu site também é extremamente importante. Sempre disponibilize seus conteúdos da forma que converse melhor com o seu público.    

Conclusão

Viu só como é importante fazer da sua user experience um diferencial? É indispensável investir nesse aspecto quando se quer alcançar melhores resultados em um segmento tão competitivo quanto o de e-commerce.

Vale muito a pena garantir com que cada usuário saia do seu site com uma opinião positiva sobre a sua empresa, e com vontade de voltar, é claro! Essa é uma das formas mais efetivas de sempre ser a primeira escolha dos seus clientes.

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