Sobre a Begin
A Begin é uma empresa inovadora e promissora no segmento de bebidas, oferecendo soluções que tornam possível o preparo de drinks em casa com praticidade e facilidade. Apesar de já atuarmos nas demais etapas da estratégia digital da empresa, começamos o projeto de SEO no final de 2023, efetivando as primeiras otimizações em janeiro de 2024. Nossa meta era aumentar ainda mais a presença digital da Begin, com um melhor ranqueamento nas pesquisas de palavras-chave e um novo layout mais convidativo para o blog, tornando o conteúdo da empresa mais acessível.
Desafios
Comparados com um de seus principais concorrentes no segmento, os números da Begin eram alarmantes em termos SEO, apresentando uma baixíssima incidência de pesquisas de palavras-chave.
As métricas de tráfego orgânico estavam abaixo da maioria de seus concorrentes, perdendo um espaço importante e estratégico para o crescimento de qualquer empresa.
Apesar de ter contratado uma conhecida empresa especializada em SEO os resultados não estavam aparecendo. Foi então que fomos procurados para solucionar este problema. Diante de todo o contexto, foi necessário começarmos com uma nova estratégia praticamente do zero para transformar a situação da empresa.
Estratégias
Primeiramente, trabalhamos em uma nova estrutura de blog. Olhando não apenas para layout e usabilidade, mas principalmente para performance em SEO. Refizemos o visual do site, e reprogramamos a página do blog para implementarmos uma nova pauta de conteúdo que produzimos, bem como migrar e otimizar todos artigos já existentes. Após a publicação do novo blog, seguimos para as otimizações.
Migramos de forma estratégica todos os conteúdos existentes. Editamos e reescrevemos grande parte do conteúdo, ajustando de acordo com a estratégia, palavras-chave, linkagem interna e outras otimizações técnicas.
Implementamos essas mesmas mudanças no conteúdo que produzimos, e criamos uma nova pauta de conteúdos para o blog, dando preferência para temas relevantes e com boa longevidade.
Resultados
Mês após mês, acompanhamos e aplicamos ajustes às estratégias para revertermos a situação. Ainda que SEO seja um projeto mais focado no médio e longo prazo, mês a mês tivemos crescimentos expressivos.
Em apenas 6 meses de início do projeto aumentamos em 88% o volume de termos ranqueados, sendo que ampliamos em 100% o volume de termos nos TOP 3 resultados do Google e 219% entre TOP 4 e TOP 10.
Além disso ampliamos em 186% o tráfego orgânico, gerando 15% a mais de vendas, com aumento de 16% no ticket médio e 34% a mais de receita
Outro aspecto relevante é que saímos de uma posição de baixa performance junto aos concorrentes para um cenário em que temos hoje 205% a mais de termos ranqueados que o principal concorrente – que era o líder em posicionamentos no segmento.
Resultados incríveis em apenas 6 meses de projeto!
Vendas
Crescimento de 35% em receita orgânica
Tráfego
Crescimento de 186% no tráfego
Mercado
205% a mais de termos ranqueados