Clínica de cirurgia plástica gera 400% a mais de leads investindo menos em mídia

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Sobre a Clínica Realize

Maior grupo especializado em cirurgias plásticas do estado de São Paulo. Possui filiais em diversas cidades, com matriz localizada em Campinas. Já são mais de 15 mil cirurgias realizadas desde 2002 na área. A Realize se preocupa em realizar todas as cirurgias em hospitais credenciados e preparados com todos os equipamentos para garantir a segurança de seus pacientes. A Clínica Realize já investe em estratégias digitais há bastante tempo. Mas só no último ano optou por dar um passo adiante ao implementar soluções RD Station. E foi nesta jornada que encontrou a Goo Resultados.

Desafios

Após seguir com uma implementação direta do RD Station Marketing e CRM, a empresa enfrentava dificuldades em planejar e implementar as estratégias inicialmente traçadas. Após uma consultoria inicial foi possível solucionar diversos aspectos. No entanto, a empresa ainda sentia dificuldades em colocar continuidade das ações.

Não havia uma padronização na entrada de leads – que ou não entravam no RD ou entravam com dados faltantes. Com isso, todo o uso do RD CRM também era prejudicado. Sem clareza na geração de leads, as tomadas de decisões estratégicas ficavam prejudicadas. Com muito leads não sendo efetivamente gerados, não era possível executar uma nutrição de qualidade nem ter dados comerciais efetivos, campanhas.

Foi então que, em busca de uma estratégia personalizada, passou a contar com nossa assessoria personalizada.

Ações e Resultados

Nosso primeiro passo foi revisar a definição de personas. A diversidade dos procedimentos oferecidos pela clínica e as diferentes motivações que levam alguém a realizar uma cirurgia plástica exigiam uma segmentação clara do público-alvo. A partir dessa análise, desenvolvemos duas personas principais, o que permitiu direcionar conteúdos específicos para cada uma delas. Além disso, criamos perguntas de qualificação que ajudaram a garantir que apenas leads realmente qualificados fossem enviados para o time de atendimento.

Com as personas bem definidas, reestruturamos o uso das ferramentas de RD Station Marketing e RD CRM da clínica. Fizemos uma revisão completa das configurações e implementamos técnicas de automação para otimizar a captação, triagem e segmentação dos leads. O objetivo era tornar o processo mais eficiente, melhorando a comunicação entre marketing e vendas e garantindo que o atendimento fosse direcionado apenas para os leads com maior potencial.

Em paralelo, reformulamos toda a estratégia de mídia e anúncios. Analisamos as métricas anteriores e identificamos gargalos que estavam limitando os resultados. A partir dessas análises, redistribuímos os investimentos de forma mais estratégica, focando nos canais que geravam os leads mais qualificados. Adicionamos novas integrações e corrigimos códigos de rastreamento, o que permitiu acompanhar detalhadamente as métricas de cada campanha.

Essas ações se refletiram diretamente nos números alcançados pela clínica. Logo no primeiro mês de implementação, o número de visitantes cresceu 280%, o que gerou um aumento de 481% nos leads, comparado ao mês anterior. Esse crescimento expressivo foi alcançado com um investimento em mídia menor do que o utilizado no mês anterior, demonstrando a eficácia da nova estratégia.

Mês anterior à implementação

Imagem funil RD Marketing Clínica Realize

Mês posterior à implementação

A taxa de conversão de visitantes em leads também cresceu 52,4%, o que mostrou a eficiência do novo direcionamento de anúncios e das segmentações definidas.

A revitalização da base de leads resultou em um crescimento impressionante de 2.966% no número de oportunidades de consulta geradas em todas as filiais da clínica, o que levou a um aumento de 19% no número de consultas agendadas e a um crescimento de 33% nas cirurgias realizadas na filial principal.

No Google Ads, alcançamos um crescimento de 40% nas conversões de leads em formulários, com uma redução de 32% no custo por lead. Isso se deu devido à precisão da segmentação, que focou em um público-alvo específico e bem definido.

Além disso, obtivemos um aumento de 43% em impressões, 32% em cliques e 6% na taxa de conversão, tudo com uma redução de 28% no custo por clique.

Já no Meta Ads, mesmo com uma redução de 1,5% no orçamento, conseguimos aumentar o número de leads em 9% e reduzir o custo por lead em 9,5%.

A definição de personas e a segmentação refinada dos leads, aliadas à reestruturação das ferramentas de marketing e vendas e ao planejamento estratégico de mídia, foram essenciais para os resultados expressivos alcançados pela Clínica Realize.

Mesmo com um orçamento reduzido, entregamos resultados superiores, provando que uma estratégia personalizada e bem executada pode gerar um impacto significativo a curto prazo. O projeto continua em andamento, com novas oportunidades e metas a serem alcançadas, mas já demonstrou o grande potencial da clínica e a importância de um planejamento estratégico eficaz.

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