Sobre a Francal
A Francal é um dos maiores ecossistemas de eventos do Brasil, com 55 anos de experiência promovendo conferências e feiras de negócios. Sendo também a maior promotora 100% brasileira de eventos desse porte, conta com uma sólida reputação no mercado e uma visão inovadora voltada para o futuro. Entre os seus 16 eventos de destaque está a maior feira de lazer, piscinas, spas, decoração e bem-estar da América Latina, a Expolazer, organizada em parceria com a Anapp (Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas).
Esse evento é um marco no setor, conectando milhares de profissionais e empresas a novas oportunidades de negócios e tendências, e foi o foco de nosso projeto com a Francal. Com um longo histórico de sucessos em edições anteriores, as expectativas para a Expolazer 2024 eram altas, e conseguimos superá-las!
Desafios
A Expolazer é um evento bianual altamente específico, portanto, um de nossos principais desafios enfrentados para a edição de 2024 foi reaquecer a base de contatos, que estava inativa desde o último evento realizado em 2022.
A meta era engajar esse público novamente e garantir que o número de credenciados fosse, no mínimo, equivalente ao da última edição. Além disso, havia a necessidade de atrair um público mais qualificado, especialmente lojistas, arquitetos e construtoras, para aumentar o volume de negócios durante o evento.
Nas edições anteriores, a feira atraía um grande número de tratadores de piscinas, um perfil que não gerava tantas negociações expressivas. Havia também a dificuldade em engajar arquitetos e construtores, que não encontravam muitas oportunidades de negócios no evento de 2022.
Soluções Implementadas
Como mencionamos, por ser um evento bianual, a base da Expolazer estava totalmente inativa quando assumimos o projeto, e antes de começarmos as ações de nutrição, captação e conversão, precisávamos de um estudo detalhado das personas do projeto.
Inicialmente, analisamos a base existente e identificamos perfis mais voltados para negócios. A partir dessa análise, definimos quatro personas estratégicas, que norteariam nossas ações de comunicação e nutrição.
Usando o RD Station Marketing como a principal plataforma de automação de marketing, enviamos um e-mail convite para a base com direcionamento para uma landing page, incentivando o credenciamento. A página possuía um formulário de qualificação, que nos permitiu segmentar os leads de acordo com seus perfis.
A segmentação nos permitiu criar fluxos de nutrição específicos para cada grupo, visando aquecer os contatos até o momento do credenciamento oficial com os atrativos do evento. Com isso, alcançamos uma taxa de abertura de e-mails de 28,3%, um número 154% superior à média do segmento de eventos – conforme dados de mercado da RD Station.
Além disso, criamos fluxos de e-mails “Save the Date” para estimular leads interessados e os participantes de edições anteriores. Paralelamente, desenvolvemos campanhas específicas para captação de expositores e patrocinadores, gerando 87 leads qualificados. Cabe destacar que por serem leads muito específicos, embora seja um volume que possa ser considerado baixo em um contexto geral, para o projeto específico foi extremamente representativo. Por isso cada projeto precisa ter uma métricas e referências. Pois o que pode não ser relevante em um contexto pode ser um marco importante em outro.
Resultados
O impacto das estratégias foi evidente já em dezembro de 2023, com um aumento de 4.050% no número de novos leads em comparação com o mês anterior, que apresentava números de um dígito.
Através da landing page e do formulário de credenciamento, conseguimos captar 938 leads, dos quais 515 se converteram em credenciados, resultando em uma taxa de conversão de 55%.
Já nos fluxos de e-mails para antigos participantes, atingimos 5.007 leads, com uma média de abertura de 25% e 1.431 credenciados, gerando uma taxa de conversão de 28,5%. Esses resultados sólidos, combinados com a expectativa gerada sobre a visitação, resultaram em um aumento de 50% no número de expositores, saltando de 80 para 120. Esse sucesso fez com que fosse necessário ampliar em 50% o espaço de visitação da feira, de 8 mil m² para 12 mil m².
Impacto Financeiro
Em termos financeiros, superamos a meta inicial de 8.000 credenciados em 42%, totalizando 11.338 credenciados no evento. Além disso, o feedback dos expositores destacou o crescimento de perfis qualificados no evento, especialmente construtoras e lojas de materiais de construção, o que gerou mais negócios. Os principais interesses dos visitantes se concentraram em conhecer lançamentos, fortalecer o relacionamento com fornecedores e fechar negócios, reforçando a relevância do evento como uma plataforma essencial para o mercado e para a realização de negócios qualificados.
Além de uma edição histórica para o evento, conquistamos o fortalecimento da feira, deixando um impacto positivo no mercado que será uma grande vantagem para as próximas edições da Expolazer no futuro.