Como usar o ROI para alcançar seus melhores resultados

Redação Goo :)

Redação Goo :)

Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

ROI

Você já deve ter visto bastante o termo ROI jogado por aí, e provavelmente já sabe que ele se refere ao seu retorno sobre investimento.  Sendo assim, fica claro que o ROI é uma das melhores formas de medir os resultados das suas ações, e esse conceito é importantíssimo para quem quer ver seus números subindo.

Dito isso, nesse artigo abordaremos com mais detalhes o que é o ROI e também apontaremos formas de interpretar esses resultados que podem te ajudar a otimizar as suas estratégias para que elas te levem sempre a patamares ainda mais altos! Acompanhe.

Fórmula do sucesso?

Já deu para entender que o ROI não é lá um conceito muito complicado, mas isso não diminui a sua importância. Por ser um cálculo, o ROI possui a sua própria fórmula, e ela é bem simples:

Valor dos retornos – investimento / investimento = ROI

Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obter a porcentagem do retorno.

Somente o número resultante dessa fórmula não é o suficiente para que você consiga definir a direção que deve seguir! Ainda existem outras questões que devem ser consideradas antes que você tome qualquer decisão se baseando no ROI:

O número foi positivo ou negativo?

É claro que a sua meta com qualquer estratégia deve sempre ser um ROI positivo, mas se o resultado de alguma delas for negativo, isso não significa que você deve abandona-la de vez. Essa é a hora de analisar o que foi feito e encontrar todas as falhas, por isso é tão importante conhecer a fundo todos os seus processos e consequências provenientes destes, só assim é possível aperfeiçoar as suas estratégias. Pode ser que você só precise de alguns ajustes.

Um único elo fraco pode afundar toda a sua estratégia, e é justamente por isso que os resultados negativos merecem muita análise. Muitas vezes, a estratégia que não bateu as metas na primeira vez é a que tinha mais potencial para te elevar ao próximo patamar.

Além disso, você também evita cometer esses mesmos erros nas suas estratégias que já estão trazendo resultados satisfatórios.

O quão positivo ou negativo foi o resultado?

Digamos que você investiu R$ 20.000,00 em uma campanha, que te rendeu R$ 21.000,00 em vendas, isso significa que o seu ROI é de 0,09 ou 9%.  Não é o resultado dos sonhos, mas pode ser um bom começo para alcançar a sua verdadeira meta. A paciência é essencial no mundo dos negócios, desde que ela não se torne acomodação.

Porém, se você obtém resultados como esse constantemente, pode ser que o seu negócio encontre dificuldades para sobreviver. Nessa situação, o seu trabalho é encontrar seus acertos para reforça-los e os seus erros para elimina-los.

O mesmo se aplica para um resultado totalmente oposto: se o seu ROI foi de, digamos, 8 ou 800%, isso significa que você está fazendo algo muito certo! Cabe a você descobrir quais foram as partes da sua estratégia que a levaram a esse resultado excepcional, e o que fazer para adapta-las para que elas continuem sendo efetivas.      

Outro ponto importante a ser considerado é a época em que você colocou certa estratégia no ar. Em datas como o Natal e a Black Friday, ou qualquer outra data que seja importante para a sua área, é muito comum que o faturamento seja maior do que o restante do ano, tornando mais difícil a comparação dos resultados, o que nos leva também à importância do acompanhamento constante de todos os seus resultados.

E é claro, além do ROI, você deve manter todas as suas outras métricas no seu radar para que nenhuma oportunidade de crescimento escape!

Esse resultado estava dentro das suas previsões para esse projeto? 

Se o ROI foi muito diferente do que você esperava, tanto para baixo quanto para cima, isso significa que você precisa revisar o seu planejamento.Se você não viu problemas em investir em uma certa estratégia e ela teve retornos negativos, é evidente que algo crucial não foi considerado durante as primeiras etapas.

Igualmente, se uma estratégia na qual você optou por investir por ser segura acabou te trazendo retornos muito maiores do que o investimento, isso significa que você poderia ter dado mais atenção a uma certa parte da sua estratégia que não foi devidamente destacada.

Uma dica para evitar que essas situações aconteçam é a implementação da consultoria digital no seu negócio. Esses profissionais oferecem um olhar de fora da sua empresa, sendo capazes de apontar quais são as práticas que devem ser fortalecidas e quais devem ser eliminadas ou repensadas a partir de análises feitas regularmente.

Conclusão

Vimos que o ROI é bem mais que um número no final das suas campanhas e estratégias: ele é um fator importante que pode te ajudar a tomar decisões que alteram o curso da sua empresa. Lembre-se que sempre há espaço para crescer, mesmo quando seus resultados já são satisfatórios, e é por isso que o acompanhamento regular dos seus resultados é indispensável se você deseja ver o seu negócio decolar, e isso inclui todas as métricas além do ROI!  

Outro ponto de atenção é o seu público! Sempre falamos da importância de dar ouvidos a ele por aqui, e é por um motivo: quem vai fazer das suas estratégias um sucesso ou um fracasso é o seu público, e cabe a você saber o máximo possível sobre ele para que não haja uma desconexão entre as expectativas dos seus clientes e as ações da sua empresa.

Voltamos a sugerir a consultoria digital para garantir que nada passe despercebido nos resultados da sua empresa, e com isso nós podemos te ajudar! Entre em contato com a nossa equipe e descubra o que podemos fazer para escalar os seus resultados!

Temos anos de experiência na área, desenvolvendo estratégias feitas sob medida para cada tipo de negócio nos mais variados setores, e nós queremos ver o seu sucesso tanto quanto você!

Acompanhe nossas redes sociais!

Nos siga no Instagram e no Facebook para ter acesso a dicas e informações sobre marketing, estratégias digitais e inbound! Se inscreva também no nosso canal do YouTube para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como vender bem mesmo nos piores meses do varejo? Janeiro e Fevereiro, um desafio de vendas!

Como uma boa estratégia de segmentação de leads aumenta a taxa de conversão

Gatilhos de venda: o glossário definitivo do marketing digital

Você já cometeu esse erro ao anunciar na internet?

A análise de concorrentes pode virar seu jogo

Criação de conteúdo: conheça as melhores ferramentas

Vamos gerar mais Resultados para a sua empresa! Entre já em contato e fale com um de nossos especialistas.

Trabalhe na Goo Resultados.

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )