Sazonalidade: o sucesso está no planejamento

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Sazonalidade: o sucesso está no planejamento

Em qual época do ano você vende mais? E menos? Quais são os períodos em que a sua empresa mais lucra? Alguns dos seus produtos vendem mais em determinadas épocas do ano, enquanto outros não? O nome disso é sazonalidade e você pode e deve utilizá-la a seu favor.

A sazonalidade caracteriza-se pelas flutuações de demanda de determinado produto ou serviço em variadas épocas do ano. Essas flutuações se devem a diversos fatores: climáticos (estações do ano), datas comemorativas, tais como dia das mães, natal, datas que tendem a ter um aumento no volume de vendas, eventos, como Olímpiadas, Black Friday e ainda podem ser influenciados por crises climáticas, como períodos de seca.

Para exemplificar como a sazonalidade influencia no seu faturamento, vamos tomar como exemplo o caso de um e-commerce de moda praia. Parece óbvio se conformar com vendas pífias durante o inverno, certo? Errado! Através do planejamento é possível garantir um bom faturamento também nos períodos de baixa.

Assim, empresas que têm sazonalidades muito acentuadas, precisam de uma gestão e planejamento muito mais eficaz do que as empresas menos afetadas por sazonalidade. Isso irá refletir não apenas em marketing, mas no negócio como um todo.

Por isso, caso você tenha um produto ou serviço que considere sazonal, o planejamento pode garantir o sucesso do seu negócio o ano todo. E mesmo que não seja esse o seu caso, por que não tirar proveito de datas sazonais?

Identifique a sazonalidade do seu negócio

Para traçar um planejamento consistente descubra os períodos sazonais do seu negócio e defina suas táticas a partir de datas bem definidas. Dessa forma será possível antecipar e criar estratégias coerentes com cada período e campanhas bem estruturadas.

Para isso, existem ferramentas como o Google Trends que pode te ajudar a acompanhar e analisar as tendências e sazonalidades do seu mercado. Através dessa ferramenta é possível verificar o volume de buscas de um termo em determinado período ou localidade.

Sobretudo, ao conhecer as sazonalidades do seu negócio você poderá gerar conteúdo rico para seu público e traçar estratégias para ranquear seu negócio no Google através de estratégias de SEO.

À essa altura, você já deve ter compreendido que conhecer as tendências de mercado é vital para quem pretende se tornar relevante no meio digital, além de ser uma vantagem competitiva. Somente o planejamento consistente poderá garantir o sucesso do seu negócio.

Definindo estratégias

Assim, você consegue definir estratégias para atender seu público em períodos sazonais, como datas específicas dentro do seu negócio, mas também enfrentar os períodos de baixa procura. Seja através de técnicas de remarketing bem integradas, e-mail marketing, promoções – o que se mostrar mais eficaz.

Agora que você sabe qual a importância do planejamento e como ele pode ajudar no crescimento de sua empresa, é hora de colocar em prática. Para te ajudar a pensar em cada data e como o seu negócio pode se beneficiar de cada uma delas, a Goo Resultados elaborou um material que pode ajudar você a garantir sucesso nesse ano!

Neste material nós relacionamos diversas datas relevantes. É importante que você avalie bem quais realmente podem fazer sentido dentro do seu segmento e que de fato tenham potencial para movimentar as vendas. Se você vende online (e se ainda não vende, está esperando o quê? ) nós adicionamos alguns destaques para datas com grande relevância para lojas virtuais.

E então? Vamos lá! Basta clicar no banner abaixo. Após se cadastrar e baixar o material, reúna-se com sua equipe e avalie o que é relevante para a sua empresa. Após definir as datas que serão trabalhadas, pense nas ações que poderia fazer e defina uma data limite para que tudo esteja decidido e aprovado.

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