Como segmentar estrategicamente sua base pode multiplicar suas vendas!

Redação Goo :)

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Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

segmentação de mercado

O uso de segmentação de mercado é um dos processos mais importantes para o sucesso de estratégias de marketing e de vendas, e é através dele que você pode obter informações indispensáveis para os seus planejamentos.

Principalmente para quem vende no digital, ou seja, possui um e-commerce, é importante saber de onde vem as suas vendas e seus acessos. É crucial saber para quem se está vendendo, e a segmentação de mercado é um dos primeiros passos para entender melhor esse grupo de pessoas.

Esse processo é uma grande ajuda para a definição da persona do seu negócio, ou seja, o perfil ideal de alguém que pode se beneficiar de seus produtos e conteúdos, e como vamos ver lá na frente, essa persona é extremamente importante para todas as suas estratégias!

É através da segmentação que surgem muitas formas de aumentar o seu lucro e de conquistar um público cada vez maior, então acompanhe o artigo para entender melhor como funciona esse processo e descubra novas formas de fazer sua empresa decolar! Vamos lá?

O que é, afinal, segmentação?

Como o próprio nome já diz, a segmentação consiste em separar do público em conjuntos com características distintas. Por exemplo, dentro do seu próprio público, independentemente da quantidade, existem pessoas de diferentes gêneros, idades, e profissões, o que abre espaço para que você descubra a combinação desses traços que mais se encaixa no perfil ideal de um cliente da sua empresa.

Isso começa na definição de persona de forma efetiva! Mas não para por aí. Dentro da sua base de contatos, clientes, prospects e ex-clientes você terá uma série de possibilidade de agrupar estes clientes de forma que a sua comunicação fique mais efetiva e gere mais resultados.

Uma das formas interessantes de segmentar seu público é, por exemplo, por comportamento de compra. Um exemplo prático é separar sua base em cliente ativos e inativos. Outro exemplo prático é segmentar entre clientes recorrentes e esporádicos.

O grande segredo aqui é fazer a engenharia reversa – se você enxerga características em comum entre seus clientes recorrentes pode descobrir que o seu público ideal é muito diferente do que você imaginava. Ou ainda, ao compreender quem são seus clientes mais esporádicos, pode descobrir novas oportunidades para aumentar a frequência de compras – refletindo direto no aumento do faturamento e lucratividade da sua empresa.

E como ampliar os resultados?

Agora que você já sabe melhor como funciona a segmentação de mercado e como isso pode se refletir na sua base, deve estar se perguntando como aplicá-la para aumentar ainda mais os números da sua empresa, e como tudo no marketing, o planejamento é parte essencial desse processo.

A segmentação de mercado deve ser um dos primeiros passos das suas estratégias! Antes de colocar qualquer ação no ar, você precisa ter uma imagem clara de quem você quer alcançar com esse conteúdo. Não basta alcançar o maior número possível de pessoas! Se você tiver feito uma boa análise de seus clientes, conforme citamos acima, você já poderá ter uma série de ideias de como abordar as diferentes parcelas do seu público. 

Se a sua persona tem uma forte presença no Facebook, Instagram, LinkedIn e etc., é crucial que você também esteja nessas plataformas. A segmentação de mercado te permite saber qual dessas plataformas é a mais utilizada pela sua persona, e por consequência, em qual delas você deve focar para conseguir os melhores resultados.

Outra dica importante: use o seufunil de vendasa seu favor para segmentar os seus leads com eficiência. O conteúdo que você vai produzir para quem está nas diferentes etapas do funil será bem diferente, e trabalhar da forma certa com esses leads faz com que eles avancem pelas etapas muito mais rápido, e cheguem até o processo de compras já seguros de que seu produto é a melhor opção.

Uma ferramenta que também se beneficia bastante da segmentação de mercado é o SEO. Você precisa saber com precisão o que o seu público busca na internet para ajustar seu conteúdo para que eles ofereçam uma solução para os problemas da sua persona, além de facilitar com que ele seja encontrado. Tudo isso é bem mais simples quando você já tem em mente quem são seus consumidores ideais.

As buscas de quem está no começo da procura por uma solução são bem diferentes das de quem já sabe o que precisa para resolver seus problemas, por exemplo, e as suas estratégias de SEO devem ser ajustadas para cada caso.  

Um fator de grande importância para o sucesso das suas estratégias é a personalização, e a segmentação de mercado facilita bastante o seu trabalho na hora de criar material específico. A intenção é que cada lead sinta que o conteúdo foi produzido com suas condições, dificuldades e vontades em mente, e cabe a você mostrar que foi exatamente isso que a sua empresa fez!

Conclusão

Viu como a segmentação de mercado é importante? E sua execução pode ditar se as suas estratégias vão terminar em sucesso ou em fracasso, podendo inclusive comprometer os lucros da sua empresa.

Anunciar para o público errado não vai trazer resultados, mas vai custar tanto quanto anunciar para o público certo, e é por isso que a segmentação de mercado exige tanta atenção e planejamento.

A nossa dica para quem não sabe por onde começar é procurar a ajuda de uma equipe especializada, e para isso, você pode contar conosco! A equipe da Goo Resultados tem anos de experiência criando estratégias personalizadas para empresas de diversos setores e tamanhos, trazendo os melhores resultados através de planejamento e expertise.

Entre em contato com o nosso time e saiba o que podemos fazer para que a sua empresa alcance novos patamares!

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