Ainda vale a pena investir em e-mail marketing?

Redação Goo :)

Redação Goo :)

Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

E-mail marketing

Nos últimos anos, a grande ênfase do marketing vem sendo a personalização em busca de uma comunicação mais humanizada, e isso não será muito diferente no futuro. Com cada vez mais empresas focando suas ações no marketing digital, as que conseguem se destacar são muitas vezes as que mais se aproximam de seus clientes, e o e-mail marketing continua sendo uma das melhores formas de conseguir esse resultado.

Porém, com tantas novas formas de comunicação, o e-mail marketing pode até parecer ultrapassado, mas isso está muito longe de ser verdade! Acompanhe o artigo e entenda mais sobre essa ferramenta e saiba por que você deve aplicá-la intensamente. Vamos lá?

O que é o e-mail marketing?

O próprio nome já diz: é o uso do e-mail como canal para o marketing. Através dessa estratégia, você pode manter um contato frequente e mais próximo dos seus leads e clientes, mantendo sua marca muito mais presente na memória deles.

Essa estratégia permite grande flexibilidade, principalmente quando é combinada com a automação. O e-mail marketing pode ser usado para divulgar seus conteúdos, suas redes sociais, seu blog ou seu canal no YouTube, por exemplo. Além disso, esse canal facilita bastante o seu pós-vendas.

Através do e-mail marketing, você pode oferecer descontos e vantagens para seus clientes, mantendo o interesse e melhorando a percepção de marca deles. Você pode até mesmo engajar novamente com pessoas que pararam de comprar do seu e-commerce, oferecendo descontos e apresentando produtos de seu interesse para reconquistar esses clientes. Falamos mais sobre esse assunto no artigo: Como não perder oportunidades com o remarketing.

Já deu para perceber que o e-mail marketing tem muito a oferecer ao seu negócio, mas para que a estratégia dê certo, você vai precisar de bastante planejamento e conhecimento sobre a sua base.

Qual é a forma mais eficiente de usar o e-mail marketing?

Nós já mencionamos ali em cima, mas é bom reiterar: a automação é a maior aliada do e-mail marketing! Através dela, você pode configurar fluxos de nutrição, séries de e-mails que ajudam a manter seus leads informados e interessados na sua marca.

Além disso, você pode programar o envio de e-mails para contatar pessoas que baixam os seus e-books, por exemplo, indicando mais conteúdo no sou blog ou nas suas redes sociais, demonstrando que você realmente se empenha em oferecer algo de valor ao seu público.

Outra grande vantagem da automação é que ela permite configurações para que você se refira a cada contato pelo seu próprio nome, facilitando a aproximação entre os leads e a marca, já que cada mensagem é única para quem a está recebendo.

É muito importante não deixar com que muito tempo se passe entre interações com seus clientes: isso da a impressão de que você só se importa com ele até fechar a venda. É por isso que o e-mail marketing é tão efetivo para o pós-venda, você já pode entrar em contato imediatamente com o cliente para agradecer pela compra e sugerir mais produtos que possam ser do seu interesse, para que o cliente saiba que sua empresa está lá caso ele precise.

Outra boa dica também é nunca ser muito formal. Mesmo que a sua base demande uma comunicação mais séria e profissional, isso não quer dizer que você tenha que ser distante. Procure cumprimentar o destinatário, incluir o nome dele no corpo do texto, agradecer pela atenção e, se possível, assinar o e-mail, seja com o nome do dono da empresa ou com o nome do colaborador responsável pelo atendimento.

Tudo ajuda a humanizar a sua marca, o que torna ainda mais fácil a aproximação entre ela e o seu público.

E vale a pena investir em e-mail marketing em 2022?

Com certeza! Essa estratégia ainda continua sendo uma das mais efetivas, e uma grande tendência. Por ser tão versátil, o e-mail marketing pode ser efetivo em diversos segmentos do mercado de e-commerce – em que o e-mail chega a ser responsável por mais de 40% das vendas! Ou mesmo em segmentos de venda consultiva – em que os e-mails desempenham um papel fundamental na construção de autoridade, quebra de objeções e resgate de oportunidades perdidas, gerando muito mais resultado em conjunto com o time de vendas.

Principalmente quando aliada a outras formas de automação, o e-mail marketing ajuda a manter sua empresa sempre em contato com o seu público, e isso nunca vai deixar de ser um ponto de forte! Em uma época na qual a comunicação entre empresa e público é tão importante, é fundamental abrir o máximo possível de canais, e quando existem tantas ferramentas capazes de te auxiliarem nesse objetivo, não há motivos para não investir nessas estratégias.

Você deve sempre adaptar sua comunicação com o seu público usando as informações que você tem sobre ele para conseguir os melhores resultados, atualizando suas estratégias de e-mail marketing constantemente. Lembre-se que a personalização é a chave para que suas ações de e-mail marketing sejam efetivas, então é importante manter o conteúdo e a linguagem alinhados aos interesses da sua persona.

Conclusão

Nós vimos os motivos que fazem do e-mail marketing uma estratégia tão fundamental e efetiva: alta capacidade de personalização, adaptável às mudanças que podem ocorrer na sua base e naturalmente aproxima sua marca do público. Já deu para perceber que vale sim a pena investir em e-mail marketing!

Outro ponto interessante sobre essa estratégia é que ela se encaixa em todas as etapas do funil de vendas. Os e-mails podem servir como contato inicial com o lead após ele consumir seu conteúdo, como um meio de conectá-lo a mais material rico e uma forma de manter o interesse após o fechamento da venda.

Se você não sabe bem por onde começar na implementação dessa estratégia, a nossa dica é procurar uma empresa especializada em estratégias digitais. Desta forma você poderá contar com um time de especialistas, que desenvolvem estratégias personalizadas de acordo com cada negócio para extrair seus melhores resultados. Esta e várias outras estratégias são especialidades do nosso time, aqui da Goo Resultados!

Entre em contato e saiba o que podemos fazer pelo crescimento da sua empresa! Temos anos de experiência na área, e trabalhamos com empresas de diversos setores e tamanhos. Fale com a gente e conte com a nossa ajuda para decolar!

Goo Resultados

Nos acompanhe no Instagram e no Facebook para saber tudo que há de novo na esfera da publicidade e do marketing digital e se inscreva no nosso canal do YouTube para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo! Entre em contato e descubra o que nossa equipe pode trazer de novo para a sua marca!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como segmentar estrategicamente sua base pode multiplicar suas vendas!

Resultados mais rápidos para a sua empresa: conheça o Growth Hacking

Por que investir em automação de marketing?

Mais resultados para a sua empresa: live marketing

Como não perder oportunidades com o remarketing

Trabalhe na Goo Resultados.

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )

Vamos gerar mais Resultados para a sua empresa! Entre já em contato e fale com um de nossos especialistas.