Por que não vejo meus anúncios no Google?

Redação Goo :)

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Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

Se você possui um comércio físico ou, principalmente, uma loja digital, é de suma importância que a sua marca esteja no Google. Em um momento de instabilidade econômica como o que vivemos, investir em marketing digital pode ser a salvação do seu negócio. Com as incertezas do futuro e um novo lockdown prestes a ser decretado, milhões de consumidores voltarão suas atenções para as compras pela internet, e é aí que você precisa estar bem posicionado para colher os frutos desse grande aumento de demanda virtual.

Se você já investe em marketing digital, não é incomum que surjam dúvidas a respeito do funcionamento da prática, afinal, o mundo da internet é relativamente novo e novas ferramentas e métricas são criadas a cada dia. Uma das questões mais recorrentes nesse meio é: por que não vejo meus anúncios no Google?

Não conseguir encontrar os seus anúncios ao realizar uma pesquisa no Google não necessariamente significa que há algo de errado com eles. Isso pode ser apenas um sinal de que você não está dentro da segmentação escolhida para eles, indicando que, ao contrário do que você imaginou, eles estão funcionando perfeitamente.

Se ainda assim você deseja conferir se está tudo certo com as suas campanhas, há pontos de atenção cruciais a serem observados para se assegurar de que tudo corre como planejado. Conheça os principais:

Estratégia de SEO mal planejada

Parte essencial para qualquer campanha de marketing digital bem elaborada, o SEO (Otimização para Motores de Busca) é uma série de medidas estratégicas que tem como objetivo posicionar melhor as suas páginas de conteúdo e vendas a partir de buscas orgânicas, aumentando assim a sua popularidade e autoridade na internet.

Antes de anunciar o seu produto na web, é essencial que você entenda tudo sobre o seu público-alvo. No marketing digital, costuma-se dizer que um e-commerce é como uma loja no meio de um deserto: se você não souber como atrair a clientela, ninguém conseguirá te achar por conta própria.

O que a sua persona ideal pensa? O que ela deseja? O que o seu produto pode oferecer a ela? O que ela procura quando precisa de algo que a sua loja pode fornecer? Se bem configurado quando desenvolvido, o seu anúncio deve depender de palavras-chave para ser encontrado pelo público certo no momento certo da sua jornada de compra, caso contrário, você estará apenas queimando dinheiro com pessoas pouco interessadas naquilo que a sua loja tem a oferecer.

Suponhamos que você possua uma loja especializada em acessórios para celular e determinado consumidor realiza uma pesquisa com a intenção de comprar um aparelho celular, um serviço que o seu negócio não oferece. Não é prudente que o seu anúncio apareça para esse tipo de público. Faça uma pesquisa detalhada sobre o que a sua persona ideal costuma pesquisar quando deseja encontrar o que você oferece e faça uma boa segmentação de palavras-chave.

Segmentação geográfica incompatível

Se o seu anúncio não aparece para você, pode ser que tenha algo relacionado com o lugar em que você se encontra. Não é incomum que anúncios do Google possuam segmentação geográfica específica, implicando que ele só aparecerá para pessoas de regiões pré-determinadas.

Estar dentro da região escolhida no momento da segmentação mas não estar com o GPS do seu celular ativado na hora da pesquisa também é um fator que pode afetar diretamente no surgimento do seu anúncio.

Na ferramenta de diagnósticos de visualização de anúncios do Google Ads é possível conferir se os seus anúncios estão ou não segmentados apenas para uma determinada região. Acesse a ferramenta para se certificar de que as suas campanhas estão corretamente configuradas da maneira que você deseja.

Pouca ou nenhuma verba

Parece óbvio, mas os seus resultados dependem diretamente da quantidade de dinheiro investida nos seus anúncios. Se você possui pouca verba ou, ainda, já teve a sua verba destinada para o anúncio esgotada, é mais do que natural que o seu anúncio não apareça para você em pesquisas.

Verifique se os métodos de pagamento continuam funcionando, bem como se ainda há verba disponível para as suas campanhas. Caso exista algum impedimento nesse sentido, o Google deixará de rodas os seus anúncios imediatamente.

Você não faz parte da sua persona ideal

Pode não ser algo que tenha passado pela sua mente ainda, mas é muito comum que donos de lojas não façam parte do grupo de características que formam a sua própria persona ideal. Se o produto que você vende não é o que você costuma consumir normalmente, é uma ótima notícia que o seu anúncio não esteja aparecendo para você.

Anúncio reprovado pelo Google

Por último, mas não menos importante, verifique se o seu anúncio não burlou alguma regra ou não se trata de um anúncio apropriado para ser veiculado, afinal, é claro que o Google possui regras rígidas a serem cumpridas e a sua campanha precisa se encaixar dentro do exigido.

Caso esse seja o seu problema, é comum que o próprio Google lhe informe o que causou a reprovação do seu anúncio, bastando corrigir o erro para que ele seja novamente revisado e, se tudo estiver dentro do esperado, aprovado.

Acesse a sua conta do Google Ads para se certificar de que o seu anúncio está de acordo com as normas da plataforma.

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