Social selling: o que é e como implementar

Redação Goo :)

Redação Goo :)

Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

Há uma máxima no mundo do marketing que diz que “pessoas compram de pessoas”. Essa tendência é cada vez mais concreta e mostra-se em ações de grandes marcas, como por exemplo nas criações de simpáticos mascotes humanizadas que se tornam o rosto de uma determinada empresa que, por se tratar de uma gigante como nos casos de Natura e Magazine Luiza, acabam por passar uma imagem mais distante e robotizada. Mas o que o Social Selling tem a ver com isso?

O conceito de social selling nada mais é do que o uso de redes sociais para a criação de um vínculo com os seus potenciais clientes, estratégia que se encaixa muito bem em empresas de pequeno porte. Para quem busca humanizar ainda mais os seus processos de venda e construir uma autoridade que passe confiança para seus consumidores, implementar essa metodologia no seu negócio pode ser o caminho mais certeiro para aumentar as suas vendas.

Um estudo divulgado pela Sales for Life indicou que empresas adeptas do social selling possuem o incrível índice de 84% de orçamentos mais altos em comparação à empresas que não se utilizam dessa estratégia. Em um mundo tão globalizado quanto o atual, é questão de sobrevivência se posicionar de maneira contundente em suas redes sociais, e isso vem se intensificando cada vez mais com a incidência da pandemia da covid-19 que arrastou milhões de consumidores para uma vida mais ativa na web.

Como implementar o social selling no meu negócio?

O objetivo é bem simples: tornar a sua relação com o seu público mais significativa e pessoal sem que ela se torne invasiva, é claro. Para que a sua estratégia funcione perfeitamente, o primeiro passo é conhecer profundamente a sua persona ideal, uma vez que o seu desejo é fazer com que ela se sinta interligada com a sua marca pelos sentimentos e soluções que ela oferece, não apenas pelos produtos.

Descubra os seus gostos, maiores dores, o que mais gera valor, quais são as redes sociais mais utilizadas e tudo o que mais possuir relevância para o seu segmento. É importante que você descubra qual abordagem e linguagem utilizar para tocar o seu público, uma vez que há diversas peculiaridades referentes a cada nicho de consumidores.

Um outro ponto essencial é identificar claramente como se comporta o seu público em cada uma das etapas do seu funil de vendas. As suas redes sociais serão de máxima importância para executar com eficiência a atração, a cativação e a conversão da sua audiência em clientela.

3 práticas essenciais para o sucesso do seu social selling

Tenha um processo de follow-up bem estruturado

Talvez você não saiba disso, mas 80% das vendas de sucesso são concretizadas apenas a partir da quinta tentativa de contato! Instrua a sua equipe de vendas a realizar um acompanhamento bem próximo dos leads captados, incentivando a não desistência após uma primeira ou segunda negativas.

Os clientes mais fieis e duradouros demandarão uma enorme quantidade de tempo e atenção, e é por isso que o social selling é, antes de mais nada, um exercício de determinação e paciência.

Crie conteúdos interessantes

A sua audiência deve sentir que realmente faz a diferença para você, e é por isso que você precisa alimentá-la com conteúdos interessantes que gerem algum tipo de valor para ela. Não se atenha apenas a oferecer produtos e divulgar ofertas. Uma boa dica é manter blogs, mostrar os bastidores da sua empresa, criar uma autoridade para você e os seus vendedores e humanizar o seu percurso de vendas o tanto quanto possível.

Considere também oferecer valor antes de pedir algo em troca. E-books são ótimos métodos para se passar a impressão de que você e a sua marca sentem prazer em ajudar ao seu potencial consumidor sem que ele precise te dar algo em troca. Infográficos, informações, utilitários e etc. também são formas válidas de cativar o seu alvo.

Atualizar scripts de venda regularmente

Se o seu objetivo é fazer com que o seu cliente se sinta mais próximo de você, a solução mais óbvia é não apostar nos mesmos scripts de venda constantemente. Essa é também uma maneira de manter os seus vendedores sempre ativos, impedindo uma natural mecanização das relações interpessoais de venda.

O social selling não é um método simples de ser implementado. Ele exige muito foco, organização e dedicação por parte de toda a sua equipe. Como recompensa, ele garante muito mais vendas e lucros para a sua empresa.

Humanizar e aproximar é o caminho para o sucesso, principalmente no contexto atual de distanciamento social que chegou para nos mostrar o quanto prezamos pelas relações humanas, sejam elas quais forem.

Goo Resultados

A Goo Resultados é especialista em marketing digital. Durante os nossos longos anos de experiência, ajudamos dezenas de empresas a alcançarem novos patamares com a ajuda da nossa consultoria, execução e expertise em estratégias digitais.

Nos siga no Facebook e Instagram para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da publicidade e do marketing digital. Entre em contato conosco para saber mais sobre o que podemos fazer pelo seu negócio!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

sem posts relacionados

Vamos gerar mais Resultados para a sua empresa! Entre já em contato e fale com um de nossos especialistas.

Trabalhe na Goo Resultados.

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )