A análise de concorrentes pode virar seu jogo

Redação Goo :)

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Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

Análise de concorrentes

Quando se fala em concorrentes, o primeiro pensamento da maioria das pessoas vai para empresas que vendem exatamente o mesmo produto. Apesar dessa resposta não estar totalmente errada, uma análise de concorrentes detalhada pode revelar que o buraco é bem mais embaixo! 

Mais do que apenas produtos ou serviços específicos, a concorrência pode estar em soluções completamente diferentes para um mesmo problema, e vale a pena investigar essas possibilidades para descobrir empresas que podem estar tomando a atenção de um público que se encaixa perfeitamente no seu modelo de cliente ideal, também conhecido como persona.

Outro caso que vemos bastante por aqui é o de empresas que acham que não possuem concorrentes, já que o produto ou serviço oferecido é muito único e inovador. Essas empresas estão cometendo o mesmo erro, mas utilizando um raciocínio diferente! Como já dissemos lá no início, a concorrência vai bem além de empresas oferecendo a mesma solução. Esse é mais um importante motivo para que a análise de concorrentes não seja negligenciada.

Além de proporcionar insights valiosos sobre seu mercado ou nicho, uma análise de concorrentes é capaz de te revelar informações que podem ser usadas para otimizar suas estratégias! Acompanhe o texto e saiba como essa prática pode virar o jogo para a sua empresa.

Concorrência pela solução

É fato que duas empresas que trabalham com produtos ou serviços similares geram concorrência, mas uma análise de concorrentes tão superficial não é o suficiente para manter sua empresa no topo, e pode deixar seu negócio exposto ao que chamamos de concorrência pela solução.

Digamos que uma empresa ofereça produtos artesanais de decoração, feitos sob encomenda e totalmente personalizados. Nessa situação, não seria difícil pensar que essa empresa, que oferece um produto tão específico, só não vende para quem não tem interesse em decoração ou para quem já compra dos concorrentes.

Essa análise de concorrentes é extremamente rasa e pode prejudicar o crescimento do negócio, fazendo com que você perca um público que você nem sabia que existia. Vamos te dar um exemplo clássico:

Da mesma forma que existem empresas que oferecem o produto pronto, outros negócios trabalham com cursos e aulas que ensinam os métodos necessários para a produção desses artigos de decoração artesanais personalizados. Nesse caso, a concorrência não é entre produtos, mas sim entre produto e informação.

É fácil enxergar que aprender a lidar com o problema por conta própria pode ser a melhor solução, dependendo da situação de quem busca por ela. Outra vantagem da análise de concorrentes são esses insights de interesses do seu público que não estariam claros para você sem esse estudo.

Inclua o funil de vendas na sua análise de concorrentes

Uma das etapas no funil de vendas é a consideração da solução, e são os leads nessa etapa que abrem espaço para essa concorrência por solução. 

Por exemplo: se alguém está pensando em dar um toque na decoração com produtos artesanais personalizados, apenas comprar um artigo pronto não será a única ideia na cabeça dessa pessoa. Ela pesquisará por diversas soluções diferentes, e optará pela que considerar mais apropriada para resolver sua dor.

Ter essa noção do comportamento dos leads em cada etapa do funil de vendas é totalmente indispensável para que suas estratégias sejam eficientes, já que fica bem mais fácil definir para quem sua solução gera mais valor quando se entende todas essas nuances.

Existem ainda mais tipos de concorrência indireta, como por exemplo a de posicionamento. É o que acontece quando duas marcas diferentes que vendem um produto muito parecido possuem formas completamente diferentes de apresentá-lo. Pense em marcas como Samsung e Apple, Coca-Cola e Pepsi, etc.  

Nesse caso, a análise de concorrentes é um pouco diferente, e será direcionada para encontrar uma forma de apresentar seu produto ou serviço para quem não se identifica com o posicionamento da outra marca. Um branding poderoso, como os dessas empresas, é uma excelente forma de conquistar um público fiel. Falamos mais sobre isso neste artigo

Quem analisar?

Já está pensando em começar sua análise de concorrentes, mas ainda não sabe quem serão seus alvos? Nossa dica é bem simples: faça uma lista de todas as empresas que possam ser suas concorrentes, seja de forma direta (produto/serviço x produto/serviço), ou de forma indireta, como a concorrência pela solução.

Partindo daí, comece a separar aquelas empresas que são realmente relevantes para sua análise de concorrentes. Outra dica para te ajudar nessa tarefa: observe o comportamento da sua persona para identificar o interesse em diferentes soluções para a mesma dor abordada pela sua empresa. 

Na sua pesquisa, acesse os sites dessas empresas, seus perfis nas redes sociais e qualquer outra plataforma que forneça informações que possam ser usadas nas suas estratégias. Entender como essas outras soluções estão sendo comunicadas para esse público pode te ajudar a lapidar a comunicação da sua empresa, tornando-a muito mais persuasiva.

Nessa análise de concorrentes, você pode até mesmo descobrir áreas de investimento novas para a sua empresa, como por exemplo os infoprodutos, que são uma forma de conquistar mais autoridade no seu meio.

Lembre-se que a análise de concorrentes, assim como outras pesquisas semelhantes, deve ser feita com muita frequência para que sua empresa acompanhe o movimento do mercado, implementando otimizações para promover a melhoria contínua das suas estratégias e dos seus resultados.

Nunca se acomode: a melhoria contínua deve ser o seu lema

A análise de concorrentes é bem mais complexa do que você pensava, não é verdade? Mas vale muito a pena investir o seu tempo nessa pesquisa. Todos esses detalhes são indispensáveis para que a sua empresa mantenha-se atualizada e competitiva mediante a cenários que mudam constantemente.

Além disso, mudar a sua forma de raciocínio para considerar a forma em que sua persona busca por soluções para sua dor é o primeiro passo para estratégias muito mais eficientes. Tendo em mente a grande variedade de soluções, o planejamento das suas ações fica muito mais abrangente e detalhado, e os resultados serão cada vez mais expressivos.   

É importante ressaltar que o comportamento do seu público também muda com frequência, o que pode alterar completamente a ordem de relevância da sua lista de concorrentes. A adaptabilidade e a melhoria contínua são 2 valores que consideramos essenciais para uma empresa de sucesso!

Como garantir o sucesso das suas estratégias

Uma grande ajuda na análise de concorrentes é uma visão de fora da empresa, capaz de apontar gaps e oportunidades de melhoria que não são tão claras para quem atua na sua empresa todos os dias. 

Um especialista será meticuloso com a análise de concorrentes, levando em consideração não apenas o setor no qual a sua empresa está inserida, mas o mercado como um todo, aplicando sua expertise e seu conhecimento de diversos segmentos para identificar oportunidades de otimização para os seus processos.

Na Goo Resultados, por exemplo, oferecemos serviços de consultoria para e-commerce e assessoria para empresas dos mais variados segmentos, desde novatas no uso das estratégias digitais a veteranas que precisavam de otimizações para alcançarem resultados ainda melhores.

Para nós, experiência nunca é demais! Gostamos de manter nossos clientes variados para nos mantermos atualizados sobre os mais diversos mercados, o que nos ajuda a criar estratégias mais precisas e eficientes. 

O que queremos dizer é que você não precisa fazer tudo isso por conta própria! Terceirizar as estratégias digitais da sua empresa é uma ótima opção para quem busca resultados baseados em planejamentos feitos sob medida. 

Pare de perder dinheiro com potencial desperdiçado: conte com a nossa ajuda

Nossa equipe já possui quase uma década de experiência na criação de estratégias digitais para empresas dos mais diversos segmentos! Nossos especialistas estão sempre em busca de novos treinamentos e qualificações para maximizar o sucesso de nossas estratégias personalizadas. 

Todo o nosso esforço foi reconhecido pelo prêmio Agência de Resultados, quando levamos para casa o troféu de Melhor em RD Station Marketing! Além disso, fazemos parte do seleto grupo de agências nível Diamond na RD Station. Estamos entre os 1% de agências brasileiras a atingir esse patamar!

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