Nem sempre é fácil encontrar assuntos relevantes para o seu público, não é verdade? Mas a criação de conteúdo não pode parar, afinal, esse é um método muito eficaz para que sua empresa atraia uma audiência cada vez mais qualificada, gerando valor para o público – e mais resultados para o seu negócio.
Acima de tudo, a criação de conteúdo exige muita pesquisa e conhecimento do seu público. De nada adianta produzir um ebook de alta qualidade, por exemplo, sem que ele aborde um tema que seja realmente uma dor ou desejo da sua persona, construindo, é claro, uma ponte que a direcione pelo funil de vendas – seja atuando no nível de consciência do problema, seja validando a solução que sua empresa oferece.
Além de proporcionar uma boa leitura, seu conteúdo deve demonstrar todo o conhecimento que sua empresa possui no tema – gerando ainda mais autoridade no assunto. A construção de autoridade é um dos aspectos mais importantes na geração de resultados, afinal, a confiança de que uma empresa realmente irá resolver um problema com uma boa solução é fator determinante para efetivar uma venda.
Antes de partir para as dicas de ferramentas que separamos para te ajudar nessa tarefa, vamos falar mais sobre a importância da criação de conteúdo para as suas estratégias, e como ela pode te ajudar a alcançar resultados impressionantes. Bora lá?
Por que investir na criação de conteúdo?
Uma das formas mais efetivas de conquistar um grande público é oferecendo mais do que um produto ou serviço a ele. A criação de conteúdo serve para que a sua empresa consiga agregar valor, estreitando a relação entre negócio e cliente através da informação.
Esse valor se ‘’soma’’ ao longo do tempo, e a sua empresa acaba se tornando a primeira opção quando esse público pensar no segmento, facilitando o processo de vendas. Esse crescimento da autoridade da sua empresa é uma das metas da criação de conteúdo, e pode virar totalmente o jogo quando falamos em se destacar no mercado!
Afinal, se seus materiais forem bons o suficiente, é possível que eles sejam até mesmo vistos como solução, atraindo pessoas que de outra forma não seriam o alvo do seu produto ou serviço.
Esse conteúdo pode ser apresentado na forma de artigos de blog, ebook, vídeos, postagens e até mesmo webinars. Toda essa variedade é uma ótima vantagem quando explorada, e vale a pena medir o sucesso de seu conteúdo em cada plataforma para definir qual é o formato favorito do seu público.
Outro aspecto muito relevante é que a produção de conteúdo tem participação direta na geração de tráfego orgânico. Isso faz com que a sua empresa amplie os canais de aquisição, diminua a dependência de mídia paga para a geração de leads, oportunidades e vendas. Além disso, embora desafiador – resultados consistentes em SEO tendem a ser mais sustentáveis no longo prazo.
E como já falamos, tudo isso exige bastante pesquisa e planejamento. No entanto, se você ainda não se aventurou na criação de conteúdo, tudo pode parecer difícil, mas estamos aqui para te ajudar! 😉
Por onde começar?
Digamos que a sua empresa atue no segmento de academias, e que a maioria do seu público está à procura de uma forma de manter-se saudável, mas não está interessada necessariamente em criar músculos.
Uma estratégia para atrair então este público, consequentemente aumentando a autoridade da sua empresa, pode ser a produção de conteúdos que falem sobre qualidade de vida, por exemplo. Afinal, se os conteúdos forem muito focados em ganho de massa muscular, não estarão atendendo às dores identificadas em sua persona. De todo modo, a academia é uma solução – e deve ser tratada como tal nos conteúdos – para quem busca qualidade de vida. Compreendeu como é possível ajustar conteúdos diversos com base nos reais interesses do seu público?
Por isso é fundamental conhecer muito bem suas personas. Caso contrário, você poderá investir seu tempo em um material que não irá atrair o público desejado – e consequentemente, os resultados não virão!
E como mencionamos, bons materiais podem até mesmo bater de frente com as soluções de seus concorrentes! Falamos mais sobre esse assunto no vídeo em nosso canal: A análise de concorrentes vai abrir seus olhos!
Seguindo o exemplo de academia, pode parecer que os concorrentes sejam somente outras academias. No entanto, um curso online sobre boa forma e treinos em casa, por exemplo, também é um concorrente. Afinal, trata-se de uma outra solução para um mesmo objetivo – obter qualidade de vida.
É por isso que vale a pena pesquisar um pouco mais sobre o que os seus concorrentes estão fazendo para descobrir novas tendências no seu segmento – analisando inclusive empresas que ofereçam soluções diferentes da sua. Os insights desses estudos podem resultar na criação de conteúdo sobre assuntos que nem estavam no seu radar, mas que podem funcionar muito bem para atrair novos clientes para o seu negócio!
Já não vê a hora de começar a trabalhar no seu conteúdo novo? Então confira nossas indicações de ferramentas incríveis para te ajudar a definir os assuntos que mais se encaixam nas preferências do seu público.
Ubersuggest
Essa ferramenta é muito útil para a criação de conteúdo! Ela é capaz de avaliar e sugerir palavras-chave, indicando boas opções para que o seu conteúdo seja bem ranqueado nas pesquisas do Google, além de oferecer uma grande variedade de assuntos que são do interesse da sua persona.
Indicamos bastante o uso dessa ferramenta, tanto para descobrir novos temas quanto para trabalhar o SEO dos seus materiais. Quer saber mais sobre as otimizações para ferramentas de pesquisa? É só acessar nosso artigo: 3 dicas para converter mais com o SEO!
Uma boa vantagem dessa ferramenta é que ela organiza os resultados por ordem de volume de pesquisa, o que facilita bastante na criação de conteúdo que seja relevante no momento.
Answer the Public
Trabalhando de forma parecida com o Ubersuggest, o Answer the Public organiza as informações de acordo com o seu texto, levando em consideração perguntas, pesquisas e outros fatores para proporcionar combinações para que o seu texto esteja dentro do que é esperado e procurado pelo seu público.
Essa ferramenta é muito útil para a produção de conteúdo, já que evidencia o volume de pesquisas do assunto como um todo, te ajudando a selecionar com mais precisão o foco da sua criação de conteúdo.
Semrush
Ferramenta líder de mercado, sendo a principal referência para produção de conteúdos estratégicos, é item indispensável para quem já está à frente e quer agora potencializar suas ações com muito mais análises e informações.
Outro aspecto muito relevante é que através da Semrush, você tem acesso a muitas ferramentas para analisar de forma detalhada não apenas o mercado, mas também os seus concorrentes.
Devido à forma de funcionamento da plataforma, ela pode não ser muito precisa para analisar sites pequenos, com poucos acessos. De todo modo, a análise de mercado é ainda muito relevante. Além, é claro, de conter um pool de soluções para avaliar o conteúdo produzido antes mesmo que você publique. Vale muito a pena checar essa ferramenta!
Planejador de palavras-chave
Nossa última sugestão é uma ferramenta do Google Ads, o planejador de palavras-chave, que já deve ser familiar para você se sua empresa já anuncia no Google.
Além de permitir que você verifique estimativas de pesquisas por período para termos de pesquisa que você acha que serão interessantes para o seu público, o planejador de palavras-chave do Google Ads também te mostra uma estimativa de custo por cliques de determinadas palavras-chave.
E é claro, se você ainda não usa o Google Ads nas suas estratégias, temos um vídeo para você! Confira clicando aqui. Já te adiantamos que isso é um erro bem grave, que pode comprometer seus resultados, então não deixe de assistir o vídeo!
Conclusão
Além de todas estas ferramentas que são extremamente úteis, existe mais uma fonte indispensável de informações que vão te ajudar na produção de conteúdo: o seu público. Falamos isso lá no começo e vamos repetir por aqui, porque vale a pena reforçar!
Estudar bem o seu público diminui muito suas chances de ‘’errar a mão’’ nas suas estratégias e na criação de conteúdo. Se você sabe bem para quem está vendendo, vai saber exatamente o caminho que seus materiais precisam seguir para que gerem o resultado esperado.
A ideia é sempre escalar, e uma dica que sempre damos para quem quer começar a produzir materiais é: nunca deixe suas ideias no papel! Mesmo que o material esteja perfeito para o seu público, a publicação e análise deste conteúdo é o norte para que suas próximas ações sejam melhor planejadas, aumentando muito as chances de sucesso das suas estratégias, e otimizando a qualidade da sua criação de conteúdo.
Outra dica valiosa: conte com pensamentos fora da caixa. Uma consultoria, por exemplo, é o serviço ideal para que suas estratégias atinjam seu potencial máximo. Sabia que essa é uma de nossas especialidades? Já conquistamos o primeiro lugar em RD Station Marketing no prêmio Agência de Resultados, e somos parceiros de nível Diamond da RD Station.
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