Marketing Digital: Glossário Completo de Termos

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Redação Goo :)

Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

Marketing Digital

Se tem uma coisa que o pessoal de Marketing Digital gosta é de siglas e acrônimos! CPC, CPI, SEO… e por aí vai. Existem também muitos termos estrangeiros no meio, e é isso que vamos abordar no nosso glossário de marketing digital. Incluímos até alguns vídeos sobre vários assuntos para ficar ainda mais fácil de entender. Confira:

Marketing Digital e Vendas

AIDA – É um acrônimo que abrevia um processo de conversão, com as etapas Atenção, Interesse, Desejo e Ação. A AIDA é um modelo baseado no comportamento das pessoas na hora de tomar uma decisão, e é utilizado no Marketing Digital para direcionar melhor os usuários para a conversão desejada.

Automação de Marketing – Mecanismos que permitem a execução de ações de Marketing Digital de maneira automatizada para acelerar resultados. Em geral, o termo é mais utilizado no contexto de disparo de emails a partir de um comportamento específico do usuário (Nutrição de Leads), mas ele vai além disso.

Conversão – Realizar a ação que a empresa deseja que o usuário realize. Exemplos: preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.

CRM – Sigla para Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de relacionamento com clientes. Softwares de CRM oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como organização, centralização e armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc.).

CRO – Sigla para Conversion Rate Optimization, ou Otimização de taxa de conversão. Estratégias de CRO são focadas em aumentar o percentual de visitantes que realizam as conversões, seja no site, em uma landing page ou em qualquer outra ação da empresa.

CTA – Call-to-Action – A tradução literal seria “chamada para ação”. São comandos passados aos usuários para que eles realizem uma ação esperada pela empresa. Podem ser botões, banners ou mesmo textos com links. Em geral, utilizam verbos no imperativo. Exemplos: “fale com nossos consultores” e “confira nossas ofertas.’’

eBook – O famoso livro eletrônico. No contexto do Marketing Digital, é um material educativo sobre algum assunto da área de atuação de uma empresa. São mais densos que posts em blogs e devem explorar mais a fundo o tema proposto.

Edge Rank – Algoritmo do Facebook que determina a relevância de posts e quais aparecem – ou não – no feed de notícias do usuário, e é baseado em três fatores: interações prévias com a página, formato do post e tempo que a postagem foi feita. Um detalhe: quanto mais antigo o post, menores são as chances dele aparecer.

Formulário de conversão – Campos que o visitante preenche em troca de algo (uma oferta, um cadastro para newsletter, entrar em contato com a empresa, um ebook, um cupom de desconto e etc).

Funil de vendas – Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Costuma ser dividido em Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil. Em estratégias de Marketing Digital é essencial produzir conteúdos para pessoas em cada um desses níveis, que costuma diferir bastante. O funil não se resume apenas a visitantes, leads e clientes! Olha só o vídeo que temos sobre o assunto:

Abreviações para as etapas do funil

Tofu – Sigla para Topo de Funil (Top of the funnel) – estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra. Os materiais para topo de funil são mais introdutórios e possuem o objetivo de transformar o visitante em Lead.

Mofu – Sigla para Meio de Funil (Middle of the funnel) – estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Os materiais de meio de funil têm o objetivo de fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar demanda pelo produto ou serviço.

Bofu – Sigla para Fundo de Funil (bottom of the funnel) – estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, pronto para a compra. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.

Geração de Leads – Converter os visitantes do site da empresa em Leads. O grande foco da maioria das estratégias de marketing digital.

Growth Hacker – Cargo totalmente focado em gerar crescimento rápido na aquisição de clientes. Envolve diferentes setores da empresa (marketing, produto, etc.) e testa diversos canais e meios para aumentar a base de clientes.

Inbound Marketing – O “novo marketing” é focado em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até o cliente. Para isso, usa a criação de conteúdos relevantes (Marketing de Conteúdo) e estratégias em meios digitais para atingir o seu público-alvo e construir um relacionamento com ele. Também falamos bastante sobre isso no nosso canal. Confira:

Inside Sales – Diferente das vendas tradicionais, é quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, call, WhatsApp e outros meios de comunicação. Não há encontro físico na negociação.

Landing Page – No contexto de Marketing Digital, a landing page costuma ser mais utilizada como uma página criada com um propósito específico de conversão. O caso mais comum é a página com o formulário para conversão de visitantes em Leads. Segue um vídeo mais aprofundado sobre o assunto:

Lead – Pessoa que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente. Por meio de relacionamento, ele pode caminhar pelo funil de vendas até que se torne um cliente.

Lead Scoring – Algoritmo que determina uma pontuação para determinados perfis e comportamentos de um Lead, para analisar se ele é qualificado ou não.

Termos relacionados às estratégias digitais

Links Patrocinados – São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display). Em muitos casos o termo é usado como sinônimo do Google Ads. Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.

Long tail keyword (palavras-chave da cauda longa) – Termos mais específicos e menos concorridos na busca orgânica e em leilões de palavras-chave de Links Patrocinados. São boas apostas para quem ainda não tem muita autoridade, mas quer aparecer nos resultados de buscas. Por exemplo: “bolsa feminina em palha para praia” em vez de “bolsa feminina”.

Marketing de Conteúdo – Parte do Inbound Marketing, é baseado em atrair o interesse dos consumidores por meio da produção de conteúdo relevante para o público-alvo, por esse motivo pode-se dizer que é parte do marketing de atração.

Nutrição de Leads – Técnica de automação de marketing para o envio de uma sequência de emails, com o objetivo de conduzir o Lead pelo funil de venda e aproximá-lo do momento da compra. Exemplo: após baixar um eBook sobre Marketing Digital, o usuário pode receber emails automáticos com sugestões de posts ou materiais sobre isso, estudos de caso e até mesmo a oferta de algum produto/serviço relacionado ao tema.

Outbound Marketing – Seria o marketing tradicional, em que empresas usam publicidade para “empurrar” seus produtos e serviços aos consumidores. Podemos dizer que é o “marketing de interrupção”, pois suas estratégias e canais não focam em um público específico, mas sim em atingir a maior quantidade possível de pessoas. São os panfletos, outdoors, comerciais de TV e etc.

Pagamento social – Modalidade em que o usuário faz uma postagem em uma mídia social em troca de uma oferta. Isso ajuda a disseminar determinado conteúdo com mais rapidez.

Palavra-chave – Pode ser a palavra (ou as palavras) que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo etc. Em SEO, é baseado nesses termos que são feitos os esforços de otimização de uma página. Em um texto sobre uma nova versão light para ração de cachorro, a palavra-chave pode ser “ração light para cachorro”. A palavra-chave também é utilizada para indicar os termos que o usuário utiliza ao fazer uma busca no Google, para que as ações sejam mais precisas.

Rede de Display do Google: é uma grande rede de sites (blogs, portais, etc.) em que os anúncios de campanhas do Google Ads são exibidos.

Remarketing (ou retargeting) – Exibição de anúncios após a visita de um usuário a um site. Exemplo: uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade. Essa “perseguição” acontece pela instalação de cookies no computador do usuário. Retargeting é o nome da prática e remarketing é o nome que o Google deu ao seu serviço de retargeting. Existe um erro bem comum nessa prática que pode afetar seus resultados, e falamos sobre ele nesse vídeo:

Segmentação de Leads – Para otimizar os resultados de ações de relacionamento como o envio de Email Marketing, é indicado segmentar a base de contatos de acordo com um determinado critério. Por exemplo: leads que não concluíram o atendimento, leads de determinada região e etc. Essa prática é essencial na organização de estratégias de marketing digital.

Squeeze page – É o modelo de Landing Page focado na captação de emails.

Qualificação de Lead – Processo para classificar quais Leads são boas oportunidades e devem ser abordados pela equipe de vendas, quais ainda não estão no momento da compra e Leads ruins para venda (aqueles que não têm perfil para se tornar um cliente).

Taxa de conversão – Porcentagem de visitantes que realizam a conversão desejada. Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70%, isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes viraram Leads. Temos muito mais a falar sobre o assunto! Olha só:

Webinar – Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo (abreviação de seminário Web). Pode ser uma aula, palestra, um debate, entre outras opções. Pode ser exibido ao vivo ou gravado, e é uma ótima forma de estimular engajamento.

Métricas de Marketing Digital

CAC – Custo de Aquisição de Cliente. É uma métrica significativa para as empresas para saber o quanto estão gastando para conquistar cada novo cliente e serve para definir o orçamento e as ações de marketing. Se o CAC estiver apontando um prejuízo, é hora de soar os alarmes e encontrar o que está atrapalhando seu processo comercial o mais rápido possível!

CPC – Custo por Clique. É uma forma de cobrança de serviços como anúncios pagos (Adwords e Facebook Ads, por exemplo), no qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

CPA – Custo por Aquisição. É uma forma de cobrança como o CPC, porém calculada em cima das conversões realizadas, e não dos cliques.

CTR – Sigla para Click through Rate, é o número de cliques dividido pelo número de impressões de um anúncio exibido, por exemplo, em serviços como Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads. Essa taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação à visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser otimizado. Falamos mais sobre essa e outras métricas neste vídeo:

KPI – Sigla para Key Performance Indicators. São os indicadores definidos para medir o progresso de suas ações para alcançar uma determinada meta. Isso pode ser a taxa de conversão, por exemplo, ou qualquer outra métrica que deve ser aumentada ou reduzida para atingir as metas da empresa.

Pageviews – São as visualizações de páginas de um site. Atenção: pageviews são diferentes de visitas. Para ficar claro: em uma visita, você pode ter mais de um pageview numa mesma página, isso vai apenas depender de quantas vezes o usuário entrou nela.

ROI – Sigla para Return on Investment, ou retorno sobre investimento. É a relação entre o dinheiro ganho ou perdido, bem como o que foi investido em seus esforços de marketing digital.

Termos relacionados às métricas de Marketing Digital

SEM – A sigla para Search Engine Marketing. O SEM é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos buscadores, como Google, Yahoo, etc. Geralmente o SEM é dividido entre SEO (otimização para o site aparecer na Busca Orgânica) e anúncios em Links Patrocinados, como o Google Ads. Temos um vídeo sobre o Google Ads! Confira:

SEO – É a sigla para Search Engine Optimization (otimização para buscadores). SEO é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google.

Web Analytics – É a ação de mensurar, coletar, analisar e reportar os dados da Internet, com o propósito de entender e melhorar a usabilidade dos usuários e melhorar os resultados das ações em seu site e outros canais digitais.

Visitas e visitantes

Visita – É um acesso a um site. Um visitante pode fazer mais de uma visita em um site, por exemplo. Se ele fechar o site e entrar de novo em um intervalo maior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo visitante.

Visitante – É o usuário que faz as ações no site durante uma sessão.

Visitante Único – É o visitante que, se já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.

Visitantes de retorno – É um visitante único que tenha entrado mais de uma vez em um site.

Blog, site e conteúdo

Adwords – É como se chamava (e muita gente ainda chama) o serviço de publicidade do Google – e principal fonte de receita da empresa. É pelo atual Google Ads que os sites fazem anúncios pagos que aparecem nas páginas de resultado do Google, na parte superior e na lateral direita, e na rede de Display.

Alternative text (Alt text) – É o texto usado para descrever uma imagem na web. Ferramentas de busca leem o Alt text da imagem, o que ajuda a entender melhor o conteúdo. Se o navegador não conseguir carregar a imagem, esse texto será exibido no lugar dela.

Anchor text – É o texto de um link para outra página. Normalmente, esse texto é de cor azul e sublinhado. O Anchor text ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link, por isso é bom escolher com cuidado.

API – Sigla de Application Programming Interface. API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro. É esse tipo de programa que permite integrações entre plataformas de CRM, por exemplo, e aplicativos como o WhatsApp e o Facebook.

Autoridade de página – É o quanto os buscadores valorizam uma página em relação a outras para posicioná-la nos resultados da busca referente a um termo (palavra-chave) específico. A quantidade e a qualidade de links que direcionam para ela são os principais elementos analisados para isso. Tudo isso está relacionado ao SEO, que mencionamos anteriormente.

Autoridade do site (autoridade do domínio) – Assim como a autoridade de página, é o quanto buscadores valorizam um domínio como um todo e suas páginas para posicioná-las nos resultados de busca.

Black hat – São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.

Blog – O blog é uma página web atualizada frequentemente, composta por posts geralmente apresentados de forma cronológica. No Marketing Digital, os blogs são um espaço para as empresas produzirem e postarem conteúdo de interesse de seu público, para atrair visitantes e tornar-se referência na área.

Busca orgânica – É o tráfego vindo do bom posicionamento orgânico (gratuito) em ferramentas de busca como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada. As estratégias de SEO ajudam no ranqueamento do seu site em buscas orgânicas.

Canonical tag – Quando duas páginas ou mais têm o mesmo conteúdo (ou muito parecido), esse conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas. Com o uso da canonical tag, as ferramentas de busca transferem a autoridade de uma página para a outra.

Termos relacionados à programação e ao funcionamento das páginas

Cookies – São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras ao site, é possível identificar esse visitante e suas preferências. Essa ferramenta é bem útil para que você possa obter mais informações sobre sua persona. Confira esse vídeo sobre o assunto:

CSS – Sigla para Cascading Style Sheets, é uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc.

Domínio – É o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas. Exemplo: www.gooresultados.com.br

Erro 404 – Essa página de erro aparece quando um código de resposta que indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado, como uma página no seu site que não existe mais, por exemplo.

Guest Post – Um post escrito em um blog por um “convidado”, diferente dos autores regulares, que tenha relação com a área de atuação da empresa e possa agregar conhecimento aos leitores.

Google Hummingbird – Algoritmo do Google lançado em 2013. Rápido e preciso, ele vai além da palavra-chave, interpretando sinônimos, contexto e outros fatores como localização e buscas anteriores.

Google Panda – Algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos conteúdos de um site e inibir a criação de conteúdos de baixa qualidade para os usuários.

Google Penguin – Algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos links de um site, para inibir a troca de links de baixa qualidade.

Hard bounce – É a falha na entrega de emails por uma razão permanente, como um endereço de email que não existe.

Heading Tags (H1, H2, H3, ..) – São recursos de programação em HTML para apresentar os títulos e subtítulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu site nos resultados de busca.

Hiperlink – É um conteúdo clicável em uma página que leva para outra página, site ou mesmo outra parte da mesma página. Pode estar inserido em um texto, botão ou imagem. É através desses conteúdos que muitas CTAs são criadas.

HTML – Sigla para HyperText Markup Language, HTML é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

Layout – É como uma página é desenhada. O layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o usuário, almejando na diminuição do tempo de carga da página, em torná-la mais responsiva e etc.

Link Building – É o processo de conseguir mais links externos para o seu site com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca. É importante que essa “construção de links” seja feita de forma natural, com outros sites relevantes e que atuem no mesmo mercado ou próximos ao seu, pois o Google penaliza sites com troca de links irrelevantes ao usuário.

Links internos – São os links dentro de um site que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.

Links externos – São os links que direcionam para páginas fora de seu próprio domínio.

Metadados – São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre o que se trata um site ou página.

Meta descrição (Meta description) – É uma breve descrição de uma página, que aparece nas páginas de resultados das buscas. Apesar de não ajudar no posicionamento, a meta descrição auxilia a atrair visitantes ao site, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos buscadores.

Mais termos comuns no Marketing Digital

Mobile – Termo usado para se referir a celulares ou outros dispositivos móveis.

No follow – É um atributo posto em links para que não sejam rastreados pelas ferramentas de busca, de modo a não passar autoridade para a página de destino.

Pagerank – É um algoritmo criado pelo Google para avaliar os sites em uma escala de 0 a 10. Ele engloba uma série de fatores de avaliação, como a estrutura do site, número de pageviews, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links etc.

Page title – É o texto que aparece na aba de seu navegador quando abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados do Google. O Page title é um dos elementos mais importantes em SEO, então deve conter as palavras-chave de maior importância de cada página do site.

Off Page – Elementos exteriores à página e que influenciam em seu posicionamento nos resultados de buscadores como o Google, como os links que direcionam para ela.

On Page – Elementos que estão dentro da página e que influenciam nos resultados de buscadores como o Google, como page title, headings e atributo alt em imagens.

Opt-in – É a escolha de optar por receber informações via email ao inscrever seu endereço de email em um formulário de um site, dando assim permissão para que sua empresa entre em contato com o usuário.

Opt-in duplo – É a prática de enviar para o usuário um email de confirmação da assinatura em sua lista. Ele só receberá os emails seguintes se clicar nessa mensagem.

Prova social (social proof) – No marketing digital, é o fato de se aproveitar da aprovação de outras pessoas para transmitir mais credibilidade e empatia. Se uma página é muito curtida no Facebook, por exemplo, as pessoas tendem a julgar a empresa como relevante e confiável. O que fazer quando se tem o contrário disso? Confira nesse vídeo:

Redirecionamento 301 (redirect 301) – É o processo de redirecionar uma página para outro endereço. Um exemplo clássico são os sites que possuem versão com e sem www. Para que o site não tenha as páginas duplicadas, aplica-se o Redirecionamento 301 em uma das versões. Assim, a autoridade da página direcionada será unida à da página ativa. O mesmo pode ser feito em outras situações.

SERP – Do inglês Search Engine Results Page, é a página de resultados da ferramenta de busca.

Sitemap – Um mapa onde estão listados os endereços para acessar as páginas de um site. Sitemaps HTML são usadas para visitantes navegarem e sitemaps XML são usados pelos buscadores.

Soft bounce – É a falha na entrega de emails por uma razão temporária, como caixa de emails cheia.

Teste A/B – Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público. Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8 campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário.

Conclusão

Viu só como não é tão complicado? Se familiarizar com esses termos pode te ajudar a alcançar resultados cada vez melhores para sua empresa!

Goo Resultados

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