Entenda o que são gatilhos mentais e como utilizá-los

Redação Goo :)

Redação Goo :)

Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

Gatilhos mentais

A expressão gatilhos mentais se refere a certos eventos e influências externas que são capazes de provocar um pensamento ou emoção no cérebro de uma pessoa, podendo afetar qualquer um dos cinco sentidos. Muitas vezes o gatilho é nada mais que uma imagem ou frase, mas carregam um poder de persuasão considerável.

Para usar os gatilhos mentais de forma eficiente, é necessário que a persona seja estudada previamente. Usar as variadas formas de gatilho de forma criativa também é crucial para fazer a estratégia funcionar.

Gatilhos mentais comuns

A reciprocidade é um dos gatilhos mentais mais utilizados na publicidade. Se trata de oferecer mais do que foi pedido pelo cliente. Mandar um brinde junto da primeira compra, por exemplo, aumentará as chances de uma segunda compra acontecer, já que o cliente se sentirá inclinado a retribuir o favor.

O gatilho da prova social, por outro lado, consiste em exibir um produto como o preferido da maioria. Esse gatilho apela para a vontade natural do ser humano de pertencer. Pessoas costumam ser influenciadas pelos seus arredores, e não é diferente no mundo dos negócios.

Os gatilhos mentais podem ser usados para complementar uns aos outros. O gatilho da novidade, por exemplo, apela para a curiosidade natural do ser humano. Ele pode ser ajudado posteriormente pelo gatilho de urgência e escassez, que estimula o sentimento de perigo iminente, nesse caso, o perigo é o de perder uma oferta grandiosa.

Como aplicar os gatilhos mentais

Primeiramente, é necessário definir quais gatilhos mentais funcionarão melhor para o seu tipo de persona. Entender as necessidades e desejos do seu público alvo é o primeiro passo para decidir, por exemplo, a identidade visual da sua marca. Cores e estética são em si formas de apelo, e estas só são definidas após extensa pesquisa do público alvo e do mercado. Para os gatilhos, isso não é diferente.

Saber em qual momento os gatilhos mentais devem ser aplicados é de extrema importância para o funcionamento da estratégia. Por exemplo, o gatilho de reciprocidade é mais eficiente na primeira compra, uma vez que, posteriormente, o cliente se acostumará com os brindes e extras, mas eles ainda desempenham um papel importante na fidelização.

Os gatilhos mentais de urgência e novidade são ideais para conseguir resultados a curto prazo. Utilizar calls to action e psicologia das cores é uma forma eficiente de ampliar os efeitos desses gatilhos. Planejar o momento certo para publicá-los é importante para maximizar sua efetividade.

Por último, o gatilho da prova social pode ser utilizado com frequência caso sua persona seja bem definida. É mais fácil apelar para a vontade de pertencer a um grupo quando ele é claramente definido.

Conclusão

Apesar de eficientes, os gatilhos mentais exigem um entendimento profundo sobre sua persona, além de planejamento e criatividade. Certifique-se de utilizar todos os cinco sentidos ao seu favor, bem como todo tipo de dados disponíveis sobre seu público.

Faça bom uso de planejamento para incluir os gatilhos de forma coerente nas suas ações publicitárias. Além disso, considere sempre os desejos da sua persona e a imagem do seu negócio.   

Goo Resultados

A Goo Resultados é especialista em marketing digital. Durante os nossos longos anos de experiência, ajudamos dezenas de empresas a alcançarem novos patamares com a ajuda da nossa consultoria, execução e expertise em estratégias digitais.

Nos siga no Facebook e Instagram para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da publicidade e do marketing digital. Entre em contato conosco para saber mais sobre o que podemos fazer pelo seu negócio!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Carrinho abandonado: como enfrentar esse problema

Social selling: o que é e como implementar

As principais tendências de 2021 para o e-commerce

Rebranding: o que é e quais as suas vantagens

3 dicas para trazer a sua loja física para o mundo digital

Como planejar o marketing do seu negócio para 2021

Vamos gerar mais Resultados para a sua empresa! Entre já em contato e fale com um de nossos especialistas.

Trabalhe na Goo Resultados.

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )