Uniões de sucesso: Marketing de Parceria

Redação Goo :)

Redação Goo :)

Temos uma missão clara: ajudar empresas a conquistar mais clientes e a gerar mais negócios através da internet. Hoje estamos presentes em quatro estados brasileiros.

Marketing de Parceria

Como o nome já indica, o Marketing de Parceria é uma estratégia que envolve duas marcas, de segmentos semelhantes ou não, em uma única campanha, com o intuito de gerar interesse por ambos os produtos pelo público alvo da outra.

Esse tipo de campanha funciona muito bem no ambiente digital graças à existência de influenciadores, que por serem figuras públicas costumam ter uma marca própria que atrai um certo público. Confira alguns exemplos de parcerias que deram certo e se inspire.

1 – Uber e Spotify

Os dois apps se uniram em uma campanha em 2014 que permitia que os usuários do Uber selecionassem uma playlist pronta para sua carona através do Spotify, isso sendo possível ao conectar as contas em ambos os aplicativos. Essa campanha fez uso da grande semelhança entre seus públicos-alvo, garantindo engajamento para o Spotify de forma orgânica através do aplicativo do Uber.

Por que deu certo?

As duas empresas reconheceram o potencial no público uma da outra, que são muito muito semelhantes, desenvolvendo uma estratégia que seria benéfica para ambas em curto prazo. A estratégia de Marketing de Parceria relacionou com sucesso o uso de um app ao do outro, apesar de seus serviços não terem nada em comum. 

2 – Coors Light e National Geografic

Em uma campanha para conquistar consumidores na faixa etária de 21 a 27 anos, a cerveja Coors Light consolidou uma parceria com a rede National Geografic. A campanha utilizou documentários de explorações feitos pela Nat Geo, posicionando a Coors Light como a cerveja de quem está sempre em busca de ‘’seu próximo próximo’’, além de reafirmar a imagem da cerveja que foi ‘’nascida nas rochosas’’, uma homenagem ao estado de origem da marca, o Colorado, criando uma conexão entre a marca e a natureza, que é uma das especialidades da Nat Geo. 

Por que deu certo?

Apesar de parecer uma combinação estranha, as duas marcas funcionaram muito bem juntas em termos de conceitos e conteúdos. O foco na experiência do consumidor ajudou muito no sucesso das ações de Marketing de Parceria, que gerou awareness para o posicionamento da Coors Light enquanto promovia conteúdo produzido pela Nat Geo.

3 – Louis Vuitton e Riot Games

Em 2019, as duas empresas se uniram para a criação de designs tanto para uma nova linha de itens cosméticos para personagens do jogo League of Legends quanto para peças da grife.

Essa união acabou dando muito certo. Os designs limitados e exclusivos dos personagens fizeram sucesso in-game, e em retorno, as peças estampadas com personagens do jogo caíram nas graças do público da Loius Vuitton.

A parceria continuou no ano de 2020, quando as duas empresas se uniram novamente para as promoções de uma nova linha de itens cosméticos e de uma nova personagem do jogo, dessa vez mais focada na presença nas redes sociais, cujos posts com artes originais expondo designs da Louis Vuitton alcançaram níveis muito altos de engajamento. 

Por que deu certo?

A resposta está na criatividade. Tanto as roupas quanto os itens do jogo foram muito bem aceitos por ambos os públicos graças ao seu valor estético.

Além das peças, a criação de um videoclipe pela Riot Games com música original usando os designs de personagem da Louis Vuitton ajudou a impulsionar ainda mais o alcance da campanha agregando outro público ao das duas empresas, além de tornar a incorporação da grife no jogo mais natural.

Esse caso serve para mostrar que até mesmo públicos teoricamente opostos (jogadores de um jogo de computador gratuito e consumidores de uma grife de luxo) conseguem ser impactados da mesma forma por uma campanha de Marketing de Parceria bem planejada.

Conclusão

As parcerias são ótimas para aumentar o alcance de sua marca, gerando leads e awareness com um público parecido com o seu mas que ainda não tinha conquistado. Além disso, essas estratégias são geralmente focadas na experiência do consumidor, o que ajuda a diminuir a distância entre a marca e o público com a criação de conteúdo dedicado. Lembre-se que a maior efetividade dessa estratégia se encontra no conteúdo produzido.

Goo

Somos especialistas em marketing digital, com anos de experiência na área. Já ajudamos muitas empresas a atingirem seu potencial máximo através de estratégias planejadas em medida para cada negócio.

Nos siga no Instagram e no Facebook para acompanhar dicas e ficar por dentro das novidades no mundo do marketing. Fale com a gente e descubra o que podemos fazer por você!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

3 dicas para converter mais com estratégias de SEO

Como usar a Black Friday para alavancar seu negócio

Consultoria digital: revolucione o seu negócio

Vale a pena levar sua marca para um marketplace?

Atração e conversão: Marketing de Resultados

Conheça a força explosiva do Marketing Viral

Vamos gerar mais Resultados para a sua empresa! Entre já em contato e fale com um de nossos especialistas.

Trabalhe na Goo Resultados.

Anexar Currículo no formato: .doc .pdf .docx (max 5mb )